Compreendendo melhor o Atlético-MG, possíveis soluções


Tarefa complicada, estar na zona de rebaixamento com um plantel de grandes nomes? Sim, o Galo mais querido do Brasil (frase de Milton Neves) está em má fase. Analisarei alguns esquemas e possíveis soluções, confesso que muitos deste já foram utilizados ou estão sendo.

Acredito que em má fase um sistema priorizando primeiro à defesa. Posteriormente pensarmos no ataque. Não levando gols, um pontinho já está garantido, outro problema é fazer gols.

Complica ainda mais após rescisões de contrato. Patric lateral direito, Guilherme Santos lateral esquerdo, Toró volante, Giovanni Santos meia, Wendel meia, fora outros que voltaram para base ou que serão dispensados.

Usando como base, time compactado com linhas próximas, passe curto, atacando possivelmente com triangulações e apoio de um dos laterais com outro na sobra alternando. Usar um zagueiro para dar o primeiro bote sendo ele o mais lento e o segundo na sobra um de velocidade. Volantes alternando apoio, de preferência liberar laterais, pois eram meia e tem vocações ofensivas. Meias com total liberdade de criação, movimentação de ambos próximos para possíveis tabelamentos. Bolas aéreas, pois há André e Guilherme na área (Exceto no esquema 4-2-3-1).

Muito destes esquemas utilizará de Richarlyson na lateral ou ala e Serginho na mesma função. Acredito que ambos laterais dispensados têm valor, problemas pessoais e de ordem maior complicaram há permanência no Galo. Creio que não são laterais adequados, Eron poderia ser solução na lateral esquerda.

Começarei com um de meus esquemas favoritos, 4-2-2-2 legitimo brasileiro. Utilizaria Rever e Léo Silva como zagueiros titulares acrescentam que zagueiros lentos com boa cobertura torna-se de boa qualidade. Pierre e Dudu Cearense jogando alinhado, Dudu Cearense com maior liberdade. Daniel Carvalho e Caio como dois meias, Daniel mais condutor de bola e Caio sendo responsável pela criação. No ataque André e Guilherme, o primeiro mais de área e o segundo saindo mais e com movimentação.

Possíveis variáveis, Renan Oliveira no meio, Felipe Soutto como volante.



Utilizando 4-3-1-2, com tripé de volantes, fortes no apoio aos laterais, jogadores de qualidade e bom toque de bola, defesa mesma que no sistema anterior. Apenas com um homem de ligação, Opções por Daniel Carvalho, Caio ou Renan Oliveira. Todos atuando com função de enganche para criação de jogadas. Para fluir é necessária atuação dos volantes da segunda linha.

  
Um pouco mais complicado o 4-2-3-1 requer treinamento e entendimento de jogadores de meio e ataque. Dois Wingers e um meia de criação ou ponta de lança. Dois volantes alinhados com maior intuito de marcação. André atuando como homem de referencia. Dois wingers podem ser Mancini, Caio, Daniel Carvalho ou Renan Oliveira.



Não sou fã do 3-5-2 brasileiro, não é de nossa origem, mas da maneira que o executamos mudou completamente sua filosofia. Os alas atuam como laterais avançados com intuito de marcação, deveriam ser meias por já ter 3 zagueiros e 1 volante de retenção. No método brasileiro seria um 5-3-2, nada contra. Poderia ter uma boa resposta para um time que já tentou de tudo e tudo virou em nada. Opção de ter 2 volantes ou apenas 1. Optei por Dudu Cearense jogando como box-to-box.



 Idéias novas? Sim. Sistemas já usados e sem resposta? Sim. Mas creio que n Galo é uma questão de ordem comportamental do vestiário. Dorival já demonstrou problema com Neymar, no Galo teve resultado apenas quando assumiu e sucumbiu. Olho em Renê Simões que só pega “fio desencapado” um exemplo claro é o Bahia, Jobson, Carlos Alberto, Ricardinho e Souza. Não é para qualquer um.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

2 Responses to Compreendendo melhor o Atlético-MG, possíveis soluções

  1. Não concordo que o Galo tenha uma boa equipe. Na minha opinião, o elenco foi mal planejado. Apostas em jogadores rodados que não vinham dando certo em outros clubes e em jogadores que sempre foram coadjuvantes em grandes equipes.

    Sobre o Renê Simões, concordo. Ele já salvou outro time em situação parecida, o Fluminense de 2008. Acho que seria um bom nome para tirar o Galo do buraco.

  2. José says:

    Acredito que o Galo não tem uma boa equipe. Durante a temporada, a equipe perdeu muitos jogadores de qualidade e não soube repor essas ausências ao mesmo nível. Perdeu os dois artilheiros da equipe : Obina e Diego Tardelli e o meia Diego Souza. Penso que o Atlético tem condições de sair dessa situação mas não esperaremos nada de brilhante do clube nesse final de temporada.

Leave a Reply

Compartilhar