Analise tática Grêmio x Atlético-MG. Queda de Julinho


Começo esta análise ou texto como queiram, com o jogo de Julinho. Obrigação vencer em casa, Z-4 cada rodada mais próximo eis que Júlio Camargo põe em campo seu time com 3 volantes contra o Atlético-MG. Lembrando este mesmo Atlético levou 4 em minas do Inter de Falcão.

Olímpico mais cheio que merecia. 9 Mil pagantes para um resultado medíocre em casa. Menos de 24 horas após é informada a queda de Julinho. Para seu lugar é contratado Celso Roth o bombeiro que terá de apagar o incêndio e livrar o time de uma possível queda.

3 volantes. Grêmio no 4-4-2 com Gilberto Silva ao centro, Adilson na esquerda, Rockemback na direita. Escudero fechando pelo flanco esquerdo e Miralles a frente. Sem a bola Miralles recua para fechar flanco direito.

Dorival, teve muita repercussão por possível derrota ficar por Porto Alegre e assumir o Internacional. Descartada informação antes da partida começar. Empate e continua no cargo. Esquema 3-5-2 sem articulador de referencia.



Curioso ou não as duas equipes foram a campo sem o camisa 10. Ora dito como criação do time e essencial ora lento e não marcador. Ficou difícil muito dependeu dos flancos e seus condutores de bola.

Grêmio de Julinho apostou nos contra-ataques com o condutor Escudero, velocidade. Lances longos. Atlético com jogadores de baixa estatura na frente executou lances na área mas de passes não cruzamentos.

Nas transições o Galo apostou em triangulações e com posse de bola. Com triângulos, zagueiro do lado, o volante e o ala: na direita, Leonardo Silva-Patric-Serginho; na esquerda, Werley-Eron-Richarlyson.

Peça por peça

Grêmio

Certo momento o narrador diz: “Para fechar a noite faltava a falha de Victor” e não é que ela aconteceu. Mau momento no bom goleiro de seleção brasileira.

Maior problema tricolor. Zagueiros. Rodolfo fora por lesão, este mesmo que não confirmou ainda no Grêmio. Vilson na direita e Rafa Marques na esquerda foram a campo e novamente demonstraram insegurança vazaram por cima e principalmente por baixo. Contratação necessária.

Mario Fernandes principal zagueiro joga de lateral. Nada contra creio que rende muito na lateral e quiçá um teste de libero tem qualidade na saída de bola. Lembrando libero europeu e não o sul-americano. Lúcio ainda não demonstrou as atuações de 2010, está devendo muito.

Com dois laterais forte no apoio Grêmio buscou mais jogadas com Mario Fernandes com boas passagens. Lúcio errou muitos passes tem qualidade, velocidade e fez dobradinha com Escudero.

Gilberto Silva atuou como primeiro volante é a segurança tricolor, porem prejudica a saída de bola qualificada que tinha com Fábio Rockemback. Não que Gilberto Silva é de má qualidade mas Rockemback prefere atuar de primeiro volante e não como segundo.

Adilson atuou mais a esquerda e Rockemback mais a direita fechando junto com Escudero uma segunda linha de quatro.

Escudero lembra Guiñazu. Corre por toda faixa esquerda. Parece futebol peladeiro, com todo respeito a Escudeiro. Quando com a bola, avança com cabeça baixa. Tem velocidade mas futebol é coletivo, não depende apenas dele. Sem a bola faz belo trabalho recuando e fechando lado esquerdo do campo.

Miralles atua como atacante com a bola. Sem ela fecha ou “tentou” fechar lado direito do campo. Veio para ser salvação ainda tem de provar muito.

André Lima atua centralizado na área. Por ora parece faltar-lhe companheiros de qualidade. Mas após algum tempo de partida é possível analisar que esta fora de forma, ainda sem confiança com a lesão no joelho que o afastou dos gramados e com isto a bola “bate e volta” não há retenção de bola na zona do ataque.

Atlético-MG

Desconheço o goleiro Giovanni. Renan Ribeiro era uma aposta e vinha falhando e esta fora.

Três zagueiros. Lima de libero sul-americano, Werley na direita e L.Silva na esquerda. Um adendo, Rever no banco do Atlético-MG. Inacreditável ficar no banco e já declarou que final do ano não fica no Galo.

Patric atuou de ala direito, tem força e bom condicionamento físico faz bem de ala. Eron na esquerda.

Richarlysson atuou no lado esquerdo e igual a Serginho com boa movimentação e apoiando com bola. Serginho mais a direita como já citei apoia o lado.

Caio não é homem de criação. Vem do meio há ponta esquerda. Aposta na individualidade e velocidade. Magno Alves assim como Caio aposta na velocidade porem ao flanco direito. André atua mais ao centro, não fica “estaqueado” no ataque, tem boa movimentação.

No jogo

Quem simplesmente observar a estatística do jogo verá que houve equilíbrio: os dois times tiveram 12 conclusões. O problema é quando se examina a qualidade destas jogadas de ataque.
O Atlético, por exemplo, só não marcou aos 18 minutos porque o chute do lateral Patrick, depois de driblar Victor, foi desviado de cabeça por Rafael Marques, em cima do risco.
Assim, o tricolor tentou se impor, mas, aos poucos, o Atlético reagiu e equilibrou. Em toda esta fase, apesar de lutar pela vitória, o Grêmio teve apenas uma boa chance de marcar, com Mário Fernandes, aos 24 minutos. O Atlético teve três.

Segundo tempo e Julinho troca entra Leandro e sai Adilson. Leandro joga mais a direita e 4-3-3 é oficializado. Miralles na esquerda. Escudero que ficava no flanco esquerdo, passou a jogar mais ao centro, tentou ser um articulador.

O início passou a sensação de que tudo mudaria. O time passou a atacar em velocidade e logo aos cinco minutos, Leandro dominou pela meia direita, ajeitou e arriscou o chute. Acertou no canto direito e fez 1 a 0.

Um minuto depois deste gol, o Atlético atacou e André, um dos melhores em campo, dominou e chutou forte, no ângulo.

Julinho trocou logo após o gol. André Lima e Miralles por Diego Clementino e Marquinhos. Miralles passou a jogar mais centralizado e Marquinhos na criação pelo centro. Diego Clementino jogou na esquerda com instrução de levar a perna direita cortando área dentro.

Em lance infantil e covarde, Leandro com a mão direita, após disputa de bola, provocou grande hemorragia no nariz de Eron, que precisou ser removido de ambulância. O árbitro, entretanto, nada observou, e o atacante do Grêmio permaneceu em campo.

Eron foi substituido por Giovanni Augusto. Richarlyson foi para ala esquerda e Giovanni cumpriu função mais avançada pelo lado esquerdo.

Mário Fernandes sofreu pênalti na ala esquerda do adversário, derrubado por Giovanni Augusto, o substituto do jogador lesionado. Na cobrança, Rochemback recolocou o Grêmio à frente, aos 34.

Dorival mexeu e pôs Toró e Neto Berola para tentar o empate. Toró cumpriu primeira função do meio mais a direita. Giovanni Augusto a esquerda. Neto berola ingressou no ataque no lado direito.



Em seguida, Berola recebeu livre, um minuto depois do pênalti, driblou Victor e concluiu. Lúcio tirou de cima do risco.

após cobrança de escanteio a dois minutos do final, Leonardo Silva conseguiu vencer Victor, que já salvara o Grêmio em insistente pressão do Atlético-MG: 2 a 2. 

Constatação final

Julinho caiu em casa após empate. Roth é contratado para arrumar a casa. Grêmio em difícil situação. Ano já é perdido pois, Gauchão e Libertadores foram perdidos. Brasileiro é preciso primeiro reerguer para quem sabe pensar em Libertadores e como um sonho o titulo.






This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar