Análise tática GreNal, o Nó de Roth



GreNal válido pelo campeonato brasileiro. Jogo no estádio olímpico, sem favoritos, é um jogo em que um time vem em melhor momento. Clássico é clássico e vice-versa, celebra frase.

Celso Roth mudou e surpreendeu Dorival mantém e perdeu. Roth deu um NÓ TÁTICO em Dorival. Apostou no 4-2-3-1 com intensa movimentação e jogadas pelos flancos, apostou em Escudero que foi homem do GreNal.

Dorival no mesmo 4-2-2-2 dos últimos jogos, porem não conseguiu demonstrar futebol de outrora. Quem sabe acumulo de jogos, comemorações e desfalques influenciaram na partida.




Boatos e boatos de que o Inter foi há uma churrascaria na vitória da RECOPA. Ate aqui tudo normal, o que complica é que ficaram até as seis da manhã de quinta (sim 06h00min). Provavelmente não tomaram só Refrigerante Light.

Por outro lado, há quem diga que ano passado sob comando de Renato, o bixo de vitória pós partida era pago ainda no vestiário com dinheiro em mãos. Dinheiro em malotes, tanto fora ou em casa o famoso bixo foi honrado e conseqüentemente a classificação há Libertadores.

Grêmio

Roth não deu apenas um Nó, ou melhor, “não da ponto sem nó”. Saimon anulou Leandro Damião, Vilson coadjuvante na marcação. Surpresa, Mario Fernandes atuou como falso zagueiro pelo lado direito, alem de ficar na sobra deu mais liberdade há Julio Cesar(estreante). Mesmo com Mario de falso zagueiro, não deixou de apoiar e subiu muito ao ataque.

Fernando atuando como primeiro volante há frente da zaga, Fábio Rochemback  com maior liberdade na criação e primeiro passe. Marquinhos atuou como meia ou winger pela direita, mas não de velocidade e sim de bom passe, lançamento e criação. Douglas mais ao centro organizando o time, como diriam nossos hermanos seria o enganche. ESCUDERO foi surpresa positiva, winger de velocidade e de pé esquerdo na esquerda, preferencialmente levando jogadas há linha de fundo, teve vantagem pessoal sobre Glaydson durante toda tarde.

André Lima foi único homem há frente, ainda sem condição física para ser titular ou qualidade de um bom homem e único de referencia. Pouco contribuiu aos movimentos atacantes tricolores.

Mais importante foi que todos os jogadores jogaram um jogo de Copa do Mundo. Marcação adiantada e não deixando o Inter respirar. Fernando e Rochemback bateram de frente com Oscar e Andrezinho.

Com cinco jogadores no meio Grêmio teve vantagem neste setor, dominando o campo adversário. Para o esquema tricolor engrenar era necessária ocupação de espaços, recomposição dos meias e aproximação ao ataque. Esforço de todos em campo resultou em vitória.

Lado esquerdo de ataque muito forte com Julio Cesar e Escudero, lembrando Fabio Santos e Lucio do ano passado.

Vantagem pessoal de Escudero pelo lado direito de defesa do Inter, Boas triangulações com Julio Cesar, Escudero e Douglas. Aproximação dos meias foi excencial.




Saimon está pronto para assumir titularidade da zaga, Fernando voltou da seleção e se comportou bem, deu movimentação ao meio e liberdade a Rochemback.

Inter

Parece que apenas um time entrou em campo, não foi bem assim. Inter no 4-2-2-2 começou bem primeiro e segundo tempo, aproximadamente os 10 primeiros minutos.

É difícil de dizer, mas Nei fez falta. Galydson provavelmente sonhou com Escudero bem como Damião com Saimon. Indio e Bolivar compõem uma zaga lenta, é preciso renovar. Só Indio cometeu dois pênaltis um marcado outro omitido.  Kleber parecia estar mesmo de saída, tem bons lampejos no jogo.

Elton é boa surpresa do Inernacional, assim como Muriel. Ambos têm imensa qualidade. Elton pareceu ser o carregador de pianos colorado, por momentos era ele contra todos. Um 4-1-3-2 um tanto quanto desorganizado. Tinga, ou é volante ou meia, Dorival e o próprio precisam se decidir. Não fez má partida, mas não conseguiu manter ritmo do Grêmio.

Andrezinho parece comprovar que é décimo segundo jogador, falta lhe o drible e sucumbiu há marcação de Rochemback. Oscar vem de grande seqüência de jogos, Mundial Sub-20 e Recopa, este sim sentiu e teve condicionamento físico prejudicado. Em GreNal é preciso estar 100%.

Dellatorre foi individualista e sem vitoria pessoal enquanto esteve em campo, não procurou Damião. Leandro Damião, estatísticas do jogo resumem tudo. Duas finalizações, uma delas fora da área com perna esquerda e outra de cabeça, mas de costas para o gol. Dois passes, certo outro errado. Parou na marcação de Saimon.

Todos digo TODOS viram que o Grêmio entrou para ganhar e o Inter para jogar. Momento tricolor era de apreensão, outro rebaixamento é inadmissível. Inter vem de campeonato recém conquistado, mais um internacional. Desgaste é anormal, fica clara festa em exagero de quarta para quinta e pouco tempo para recuperar.

O que aconteceu com o Inter? Transição ofensiva muito lenta e beneficiando há marcação adversária, meias não contribuíram ofensivamente, quiçá defensivamente. Gol? Apenas na bola parada. Inter não ocupou espaços, dando liberdade aos três meias e lateral que vinha de trás.

Inter teve problema na articulação com lentidão, sem infiltrações dos meias e laterais que não passaram do meio campo.

Opções



Dorival mudou no intervalo com Jô, espelhou o esquema do Grêmio, 4-2-3-1 com Jô na esquerda, Oscar no centro e Andrezinho na direita. Pouco influenciou na partida, ficou claro que é reserva de Leandro Damião. Intuito era de que Jô forma se dupla de ataque quando com bola, sem ela recuava para flanco esquerdo.

Grêmio continuou o mesmo, porém sem mesma intensidade na marcação, algo já esperado, pois não conseguiria manter ritmo nos 90 minutos. Ainda assim manteve superioridade e vitoria pessoal.

Inter mudou aos 24 minutos quando Kleber sentiu lesão e teve de ser substituído por Juan, este que cumpriu função de lateral esquerdo, perda de qualidade no apoio e cruzamentos, ganho na marcação.

Grêmio mudou aos 30 com Leandro entrando no lugar de Marquinhos. Maior movimentação e velocidade. Quase um 4-3-3, pois Leandro winger no lado direito e Escudero pelo lado esquerdo. Porem ambos voltava para recompor meio campo.



Mudança tática de ambos, Inter aos 34 minutos com Ilsinho(estreante) no lugar de Tinga. Esquema no 4-1-2-1-2, Oscar pela esquerda e Ilsinho pela direita, sem a bola era um losango mais aberto e há frente. Com ela era um 4-1-3-2. Elton apenas único homem de marcação e Andrezinho ao centro dos meias.

Grêmio mudou aos 38 minutos com Willian Magrão no lugar do elétrico Escudero, esquema assumido no 4-3-1-2. Com Magrão na primeira função, Rochemback e Fernando mais há frente. Edcarlos ainda entrou no lugar de Magrão que sentiu aos 45 minutos.

Resumo do GRENAL, Grêmio jogando Final de Copa do Mundo, Inter apenas mais uma rodada de brasileiro. Desfalques de ambos. Grêmio de Gilberto Silva e Gabriel. Inter de Nei, Guiñazu e D’Alessandro.




This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar