Análise tática.15 rodada, Grêmio, Corinthians, São Paulo e Botafogo.


Analisarei quatro times desta 15 rodada. Grêmio que estreou Celso Roth, empate fora de casa com Palmeiras 0x0. Corinthians que empatou em 1x1 fora de casa contra Atlético-PR. São Paulo de Adilson com vitória sobre Avai em florianópolis 1x2. Goleada em clássico, Botafogo ganhou de 4x0 do Vasco em casa.

Grêmio, estreia de Celso.

Celso Roth contratado e com pouco tempo para trabalhar. Como diria Muricy “Preciso trabaia”. Uma retranca básica em São Paulo, resultado? 0X0 com o Pameiras do gaúcho Felipão.

Algumas adaptações por falta de alternativa. Esquema foi o 4-5-1 disseminando o esquema é um 4-2-3-1.

Victor fechando o gol, parece que há má faze passou. Vilson jogando como zagueiro pelo lado direito foi novidade. Adilson foi adaptação citada, atuou como lateral direito com instruções de apenas defender, fechar espaços e liberar mais Leandro. Bruno Collaço na lateral esquerda e Lúcio no meio, dobradinha pelo flaco esquerdo ainda depende de melhora técnica de Lúcio (esperamos o mesmo de 2010).

Gilberto Silva e Rockemback atuam como volantes, o primeiro mais há direita e Rockemback mais liberado na esquerda. Douglas centralizado para ser homem de criação há frente dos volantes. Leandro mais aberto na direita fazendo função de Taison no Internacional (Ligação do meio-ataque com velocidade).

André Lima na frente e ainda fora de ritmo. Ainda não se há certeza se este homem pode ser Miralles ou Brandão.

Time procurou sempre defender, apostando nos contra-ataques rápidos. Foi jogo além das expectativas pois chances existiram. LEMBRANDO, Victor neste jogo não falhou.



Corinthians, perde liderança.

Nesta décima quinta rodada Tite perde liderança e “ganha” concorrente de peso na luta pelo brasileiro. O todo poderoso Flamengo de Ronaldinho e cia. É bem verdade que empatou, um empate fora de casa contra um Atlético em plena recuperação não é de se jogar fora.

Tite manteve esquema mesmo sem seu “ponta direita”. Esquema entre 4-3-3 e 4-2-3-1.

Surpresa! Danilo Fernandes no gol, substituindo Renan de fracas exibições. Wedinho, Chicão, Leandro Castan e Fabio Santos formaram a primeira linha da defesa.

Ralf atuou como primeiro volante pela esquerda, Paulinho na direita teve mais liberdade, porem os dois ainda guardaram posição para liberar os demais companheiros. Alex jogou como meia de criação há frente de Ralf e Paulinho, teve boa movimentação ora no lado direito ora no lado esquerdo.

Danilo improvisado como ponta na direita, fora de posição pouco apareceu, nesta posição é necessária velocidade e drible e por vezes atuando como meia pela direita. Jorge Henrique na esquerda, com qualidade, velocidade como é de se esperar. William foi o homem de referencia mas não ficou plantado. Teve boa movimentação procurando o jogo pelos flancos.



Empate em 1x1 em gols de penalti. Lembrando o Corinthians tem um jogo a menos contra o Santos. Fora de casa o time não foi só defesa. Com a bola sabia jogar, procurando seus homens de frente de maior qualidade. Os laterais ficaram mais presos para não serem surpreendidos por bolas as costas. Jogou com bola no chão, sem o famoso chutão e até porque o time era baixo. Defendendo todos recuavam formando um 4-4-1-1.


São Paulo, entrou no páreo.

Dar chances há um papa títulos é um perigo. São Paulo de Adilson está apenas dois pontos do líder Flamengo. Com bom time e um treinador que há pouco chegou é forte candidato. Luis Fabiano ainda não estreou.

Meio de campo marcador é o time do São Paulo. Adilson adotou o losango no 4-3-1-2.

Rogério Ceni uma lenda no gol. Jean na lateral direita, jovem João Filipe na zaga pelo lado direito, Rhodolfo pelo lado esquerdo e Juan na lateral esquerda.

Denilson atuou como primeiro volante, mais qualidade com ele na primeira função sendo assim melhor saída de bola, mesmo que ainda precisando adaptar-se ao retorno do futebol brasileiro. Wellington na segundo linha de meio campo, este que por vezes faz a de lateral direita para Jean atuar mais a frente. Carlinhos Paraiba na esquerda, era meia e como tem boa noção de marcação é terceiro homem de meio campo. Cicero atuou no ápice do losango sendo homem de criação, pouco marca mas cerca.

Lucas jogou como atacante ou quase como elo de ligação do meio e ataque, demonstra extrema qualidade em suas arrancadas e arremates de fora da área. . Dagoberto com intensa movimentação fecha um time de extrema qualidade, a figura de centro avante não é figurada no time de Adilson.



Vitória fora de casa por 1x2.

Desta vez sem Rivaldo. Por óbvia e boa qualidade o São Paulo apostou na bola no pé, transição rápida e um time com extrema velocidade.

Botafogo, goleada inusitada.

Não podia se esperar de um clássico este resultado. Vasco campeão da Copa do Brasil e vinha em bom momento no campeonato Brasileiro. Botafogo vinha em mau momento e Caio Junior começava a ser questionado.

Caio Junior mudou esquema e optou por dois atacantes e dois meias. 4-2-2-2.

Jeferson no gol, goleiro de seleção. Lucas na lateral direita, Aintonio Carlos zagueiro pelo lado direito, Fabio Ferreira na esquerda. Cortes lateral na esquerda, é um achado do Botafogo até pelo custo beneficio.

Marcelo Mattos atuou como primeiro volante e fica a frente da zaga liberando laterais. Renato é segundo volante no lado direito, recém-chegado da Europa tem extrema qualidade. Elkeson atuou mais ao centro assim como Felipe Menezes, mais próximos causaram problemas a zaga Vascaina. Sendo Elkeson mais há esquerda e Felipe na direita.

Castelhanos Loco Abreu e Herrera. Loco atuou mais a esquerda e Herrera na direita. A dupla se completa, Loco é centro avante nato e Herrera tem velocidade. Por ironia Dedé parou Neymar, mas com Loco Abreu foi diferente.



Um 4x0 sonoro, com toda certeza mais sobrevida há Caio Junior que começava ser questionado no cargo por maus resultados, esquema e escalações indevidas. Nada que outro técnico não sofra.

Caio Junior apostou no time sem o “camisa 10” característico. Velocidade com laterais, meias e ataque matador. Transição de velocidade, misto de passes pois na área Herrera e Loco Abreu são bons finalizadores.  

This entry was posted in ,,,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar