Dor de cabeça para Renato

 Renato Portaluppi vive um dilema, com o retorno de jogadores considerados titulares e complicou mas complicou de uma maneira que todo treinador quer. Jogadores de qualidade para o time e jovens demonstrando seu valor perante o grupo.

O técnico tricolor manterá o 4-4-2 em losango e terá uma dor de cabeça par escalar o time ideal.
Começando pelo gol. Victor goleiro de seleção brasileira. Marcelo Grohe vem demonstrando que é bom goleiro e o time não sente a falta de Victor, mas este é titular quando voltar.

Saimon bela surpresa na zaga, Rodolfo contraiu uma lesão e deve ficar um tempo fora, Rafa Marques não traz segurança a zaga. Mario Fernandes e Neuton zagueiros de origem estão sendo utilizados na lateral, bons jogadores e Mario deve ser titular pois está no seu melhor momento.

Nas laterais Renato quer “inventar” colocar Mario e Neuton podem dar uma boa resposta mas não devem ser considerados a solução, Gabriel e Lúcio são laterais de origem e de qualidade. Gabriel vem de lesão e deve ser colocado aos poucos no time, Lúcio jogando mais no meio deve ser habituado a voltar a lateral esquerda. Volantes deverão ser utilizados para cobrir as subidas pois são dois laterais de forte apoio sendo pouca enfase defensiva.

Pentacampeão Gilberto Silva deverá ser titular mas jogando na segunda função do meio campo e Fábio Rochemback de primeiro volante. Renato já confirmou que jogara assim. Defendendo Rochemback faz sua função de volante a frente da zaga, com a bola da mais qualidade a saída e avança. Sendo assim Gilberto Silva guarda posição para evitar possíveis surpresas.

Criação deve ficar por conta de Marquinhos na esquerda do losango e Douglas no ápice. Marquinhos que tem senso de marcação, não é um volante cão de guarda mas sabe cercar. Possui bom passe, cobrança de falta e chutes de fora da área. Douglas cria e assim com um companheiro de qualidade não ficara sobrecarregado. Estando ligado ao jogo é de extrema qualidade e de lances imprevisíveis.

Problema: Meio de campo muito lento. Volantes e meias não tem como características movimentação, não são condutores de bola mas sim fazer a bola correr. Solução para os apoios é a passagem dos laterais. Defendendo deve ser um time compactado, não deixar espaços e apertar a marcação.

No ataque Leandro, Miralles, Jr Viçosa e André Lima disputam posição. Se apenas se André Lima voltar bem de lesão deve ser titular junto a Leandro. Miralles terá de provar que é bom jogador. Junior Viçosa corre por fora, vem demonstrando bom futebol mas não tem nome como seus concorrentes.

Vou apresentar algumas suposições táticas, 4-4-2(losango), 3-5-2, 4-5-1. Este ultimo deve ser o esquema utilizado contra o São Paulo.

Jogando no habitual losango com passagem de Fabio Rochemback quando ataca e Gilberto Silva recua fazendo posição de primeiro volante.


3-5-2 com zaga formada de jovens da base. É uma alternativa mas não creio que Renato mudara drasticamente o time.


4-4-2 em duas linhas que devera ser utilizado contra o São Paulo. Forte apoio pelos flancos, lado direito devera ser o mais forte. Lúcio deve adequar-se melhor a posição que Gabriel.

Vamos esperar pois cabeça de treinador e barriga de grávida , já dizia meu avô, a gente nunca sabe o que tem dentro!

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar