Analise tática Grêmio x Avai

Não foi jogo jogado muito menos páreo corrido! Imaginávamos um jogo fácil para o tricolor gaúcho, ficamos só na imaginação. O Avai foi casca grossa, o obrigou o Grêmio a buscar um empate heroico e derrubar o técnico Renato Portaluppi.

Renato tem coerência de seu esquema e o mantem desde o ano passado, outros foram utilizados mas sempre voltamos ao 4-3-1-2 o famoso losango de Portaluppi. Voltaram Bruno Collaço, André Lima e Leandro de titulares.

Gallo teria de provar que seu time não é saco de pancada. Armou o Avai no 4-1-4-1 fechadinho com apenas William na frente mas com consistência defensiva e apostando tudo nas bolas aéreas.



Só para constar arbitro anulou dois gols do Grêmio, errou em um e acertou no segundo. Não marcou penalti para o Avai em que Mario caiu com o braço na bola, marcou pênalti inexistente em Escudero e ainda não expulsou Rockeback. Atuação desastrada.

Primeiro Tempo

Aos poucos Renato desgastou sua maneira de jogar Lúcio, Gabriel e Douglas não são os mesmo de 2010 e comprometem todo esquema. O time parece desorganizado, zaga vazando água na bola aérea e quando o goleiro é atração do time no jogo é que algo saiu errado.

Quem sabe Lúcio não deve ser lateral? Mario será mesmo zagueiro? Rochemback é primeiro volante ou segundo?

Com as voltas de jogadores lesionados o time tinha tudo para melhorar, André Lima por todos fatos após cirurgia fez partida interessante o time carecia de um homem de referência. Leandro ficou na sombra de Romano e não se destacou. Lateral esquerda precisa de reforços, Collaço é esforçado e tem força física mas só.

Após sofrer o gol, por sinal muito cedo o time foi a frente Rochemback não guardava mais posição avançava e sobrecarregava o sistema defensivo com isso o Avai teve mais duas chances. Magrão fez partida fraca não deve ser titular, lesão no joelho em 2009 afetou o futebol do atleta.

Douglas é uma incógnita, dele pode sair lances de extrema qualidade mas nas ultimas rodadas está complicado para o camisa 10 as jogadas não fluem.

Avaí logo fez o gol com Gustavo Bastos em cobrança de escanteio. Não pensem que foi coagido e apenas se defendeu no primeiro tempo, só não ampliou porque Marcelo Grohe salvou o tricolor em dois lances incríveis.

Este mesmo Avai que no meio da semana dispensou 5 atletas, zona de rebaixamento e ainda não havia vencido no Brasileiro(Não venceu).

Esquema 4-1-4-1 com Pedro Ken de primeiro volante. Uma surpresa mas de boa atuação pois tem bom toque de bola e técnica, alidada a marcação foi importante no desempenho da equipe. Marcou Douglas e não deixou o camisa 10 gremista respirar.

William parece estar solitário. Sim “parece” pois Rafael Coelho com a bola avança e compõe ataque do companheiro. Sem a bola volta e faz função de meia no flanco direito.

Segundo Tempo

Intervalo de jogo e os dois técnicos não demoram para mexer. No Grêmio sai Lúcio de atuação pífia e entra o argentino Escudero. No Avai sai extenuado Rafael Coelho e entra Robson(Robinho).

Cedo muito cedo, Batista é expulso por cotovelada em Rockemback. Arbitrou acertou e errou pois o capitão tricolor também deveria ser expulso.

Após expulsão Gallo mexeu sai o centro avante William e entra Fabiano Costa, resultado já servia.

11x10 superioridade numérica Grêmio em cima pressão para obter a virada? Que nada Rockemback falha e o AVAI aumenta 2x0 novamente em bola parada, Robson(Robinho).

Após o gol sai Magrão e entra Miralles, estreia argentina o Renato passa para o 4-3-3 com apenas Fábio Rockemback na marcação.

O treinador do Avai percebeu que o Grêmio se atirou ao ataque e pôs Fabio Santos no lugar de Cleverson e o time tinha novamente um centro avante.



Pressão, pressão mas não resultava em gols, outra medida de Renato saiu Leandro que ficou preso no lado direito e consequentemente a marcação de Romano para entrada de Roberson.

Pênalti inexistente em Escudero, Douglas marcou e diminuiu 2x1 Avai. Discussão, bate boca e palmas. Douglas expulso tudo igual 10x10 e complicou.



Nada poderia ser feito o tricolor estava com 3 atacantes, apenas 1 volante e 1 meia. O feitiço virou contra o feiticeiro bola na área do Avai, bate rebate e Rafael Marques empatou. Tudo igual no Olímpico 2x2.

Resultado que não impediu a demissão de Renato, lembrando ele que pediu.

Grêmio cresce igual a rabo de cavalo cresce para baixo

No losango, é fundamental o bom funcionamento da 2ª linha. E logo ali o Grêmio ia muito mal tecnicamente, com Lúcio e Magrão. Lúcio saiu.

O problema, se Magrão não melhorar - e assim deixa órfãos Leandro e Gabriel - é não ter ninguém para substituí-lo no banco hoje.

Futebol coletivo muito fraco, individualidades foram mal.


header as escalações 2Grêmio: Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Lúcio e Douglas; Leandro e André Lima.
Avaí:  Aleks, Daniel, Welton Felipe, Gustavo Bastos e Romano; Cleverson, Batista, Pedro Ken e Bruno; Willian e Coelho.
header o que eles disseram
Renato Gaúcho (técnico do Grêmio) – " Acima de tudo em tenho que parabenizar a reação da equipe, a briga, a luta. Apesar da expulsão do Douglas a equipe não desistiu de lutar. Conseguimos o empate no final. (...) O que eu tenho de fazer é pedir desculpas ao torcedor. O campeonato é longo, é difícil, temos muita coisa pela frente. "
Gallo (técnico do Avaí) – " O sentimento é de indignação. Os atletas lutaram, responderam à altura, mas a vitória fugiu da nossa mão. Isso é muito ruim. Felizmente ocorreu o resgate da dignidade, mas fomos prejudicados demais. "
header fique de olho 2
Renato Gaúcho (técnico do Grêmio) – Pediu demissão ainda no vestiario mas direção pediu para rever a situação. Deve cair ainda hoje, empresário já confirmou sua demissão, a tarde irá se despedir do grupo. Cuca deve ser substituto.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar