Analise tática Vélez x Peñarol

          Nesta Quinta-feira jogaram Vélez x Peñarol, jogo valido pelas semifinais da Libertadores. Vantagem total do Vélez, jogando em casa com o apoio da torcida e no papel o time é melhor que os uruguaios.
          Venceu, mas foi eliminado. Silva perdeu pênalti, escorregou e junto a classificação para a próxima fase. Muito bom para os uruguaios, o futebol renasceu junto a Copa do Mundo.
          Vamos ao que interessa. Os times jogaram nos mesmos esquemas que vinham adotando durante a competição.
          Vélez jogou no 4-2-3-1 com variação para o 4-4-2 graças a Moralez que joga no flanco e no centro, Martinez avança e se torna um segundo atacante. Entretanto neste jogo o Vélez percebeu a fragilidade do lado esquerdo do Peñarol e por ali atacou com Fernandez e Martinez.
          O time treinado por Diego Aguirre jogou no 4-4-1-1 com Martinuccio caindo atras dos volantes e jogando como “enganche”. Mier na segunda linha de meio campo apoiava e defendia com efetividade. Tornando o lado esquerdo forte no apoio e fraco na marcação pelo fato dos dois Rodriguez estarem fragilizados no jogo.
          O time uruguaio joga em função de Olivera, ligação direta é a principal arma e lembra muito o futebol inglês de uns tempos atras, Martinuccio cria, e os '”wingers”, Mier e Corujo apoiam o ataque. Estes que também fecham a segunda linha de meio campo e complicando o adversário para criar jogadas.
          Favoritismo não é certeza de vitoria e classificação, o Vélez de bom toque de bola e envolvente, jogadores do meio com boa capacidade de criação, movimentação e sobreposição de posições não conseguiu “furar” a barreira uruguaia.
          Assim ficou, 2x1 Vélez, o gol qualificado fora classificou o Peñarol, enfrentando o Santos na grande finalíssima, Santos novamente favorito e Peñarol “outsider”. Mas engana-se quem pensa que o Santos já é campeão, o time PENTACAMPEÃO da Libertadores já derrotou alguns cascudos como Internacional, U.Católica e Vélez.
          Nada decidido e agora sem gol qualificado e a primeira partida realizada no uruguai.


This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar