Análise tática Coritiba x Vasco, Time da colina campeão.

Vasco campeão da copa do Brasil 2011, o time de Ricardo Gomes no papel e nas individualidades é melhor. Não que enfrentou um time mais fraco, nada disso! O Coritiba é uma grande equipe e demonstrou bom futebol mas pecou nas finalizações.

Histórica a final, no agregado o placar foi 3x3, mas o Vasco perdeu fora por 3x2 e como fez mais gols fora levou titulo.

Ambos bem postados taticamente, o técnico Marcelo Oliveira descaracterizou seu time ao jogar com três volantes e tirando um meia, precisando do resultado não poderia entrar para defender.

O coxa foi a campo no 4-3-2-1, diferente do esquema adotado no inicio da temporada 4-2-3-1, mas com um desfalque crucial Marcos Aurélio só tinha condições de jogar 45min. Ricardo Gomes jogou no 4-4-2 em losango, com muita qualidade no meio campo e contra-ataques rápidos liderados por Eder Luis.

A zaga do coxa foi pouco acionada no primeiro tempo, levou o gol por falha na marcação de centro avante não se pode desgrudar.

Na lateral direita do coxa, Jonas mostrou seu valor e por ali no primeiro tempo atordoou o time carioca, entretanto na lateral esquerda o zagueiro improvisado na lateral Lucas Mendes pouco apoiava.

William jogou de primeiro volante e cm qualidade na saída de bola, Marcos Paulo pouco apareceu enquanto esteve em campo e Léo Gago figurou mais por sua faltas cometidas em pouco tempo de jogo.

Davi era o meia de criação, Rafinha no flanco esquerdo. Bill centralizado um centro avante nato.

Por parte vascaína, Diego Souza não estava em noite inspirada, Felipe jogou na medida do possível bem. O destaque vascaíno foi Eder Luis, este jogou e provou o seu valor na equipe, movimentação, dribles e velocidade desmontavam o sistema de marcação do Coritiba.

O grande zagueiro Dedé sofreu com os ataques contínuos do Coritiba, pois o meio campo não Rita a bola, sendo assim algum momento ia vazar. Anderson Martins defendia na medida do possível.

Ramon jogou boa partida tanto no apoio quanto na parte defensiva, Allan jovem um pouco acuado só saia nas bolas de segurança.

Primeira função do meio campo foi incumbida a Rômulo com tarefa apenas de marcar e liberar a passagem dos laterais, na direita Eduardo Costa que tem características de marcação e primeiro volante pouco apoiava. Felipe e Diego Souza são as cabeças pensantes do Vasco é ali que vai sair a jogada.

Alecsandro mais a frente na companhia de Eder Luis os dois fizeram boa primeira etapa.



Provando estar errado o técnico logo mexeu, aos 28’ do primeiro tempo após gol do Vasco. Sai Marcos Paulo e entra o atacante Leonardo que jogou como ‘ponta’ mudando o esquema para o habitual 4-2-3-1.

Com as mudanças o jogo equilibrou. Com ímpeto o treinador do coxa mudou e arrumou a casa resultado: jogo virou 2x1.

O vasco logo que fez o gol decidiu montar sua retranca e gastar o tempo, ato falho pois era cedo. Fim de primeiro tempo e nada decidido.


Segundo tempo e o Vasco empata com o habilidoso Eder Luis, uma falha monumental de Edson Bastos, 2x2.

O Coxa precisando do resultado mudou entra Eltinho no lugar de Lucas Mendes de atuação apagada, Marcos Aurélio entra e sai Léo Gago que já tinha cartão e já era o tudo ou nada com apenas um volante e atacando ora pela esquerda ora pela direita.

Por parte Carioca sai os experientes Felipe e Diego Souza para entra de Jumar e Bernardo, reforçando assim a marcação. Ricardo Gomes orientou Eder Luis para jogar em cima de Jonas, contendo assim seus avanços e funcionou, o lateral do Coritiba pouco apoiou e o time ficou sem jogada de flanco
.
Jumar jogou de segundo volante junto com Eduardo Costa, Jumar jogou no lado direito e Eduardo no esquerdo. Bernardo ocupou a vaga de Diego Souza criando jogadas.

O Coxa se pôs na frente 3x2, mas ficou nisto não criou e pouco finalizou e em ato de desespero o ‘chuveirinho’ foi a principal arma.







This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar