Mourinho aprimorando seu contragolpe e marcação


Uma “nova” perspectiva apresentada por Jose Mourinho para combater o intenso Barcelona. Qual a novidade apresentada pelo português para superar os catalães? Sinto revelar aos mais eufóricos que não se trata de uma novidade, mas sim de aperfeiçoamento de uma estratégia presente em outros clubes de Mourinho. Exemplo? O próprio Real em antigos embates e Internazionale contra este mesmo Barcelona, na época, a Inter sagrou-se campeã.

O grande diferencial ficou por conta da intensidade apresentada pela equipe merengue frente ao futebol total catalão. Se pegarmos como parâmetro a partida de ida no Camp Nou entre ambos, fica claro que jogadores do Real demonstraram indignação e entraram com sangue nos olhos no Santiago Bernabeu.

Mourinho foi cirúrgico em seu planejamento de jogo, ainda que este diga ser impossível ter um plano executado com perfeição, pois o futebol possui variantes imensuráveis e de grandes proporções.
Segue o 4-2-3-1, porém, com algumas minúcias e características peculiares de uma equipe que executa com maestria contra-ataques voltados a velocidade de Cristiano Ronaldo, Di Maria e Higuain.

Reparem no flagrante tático abaixo ambas as equipes compactadas e utilizando faixa restrita do campo, não mais do que 30-40 metros. Real Madrid agrupa jogadores e trabalha com marcação por zona e, em certos setores, dobrando marcação por pressão.

Flagrante tático. Real postado no 4-2-3-1 utilizando pequena faixa do campo para facilitar marcação.

A estratégia merengue começa pelo Real marcando em relação à bola, o time marca como um pendulo ou basculando no sentido da bola, não há posição fixa, a marcação pode ser com bloco baixo, intermediário ou alto. Sem posse da redonda o Real agrupa jogadores, compacta as linhas, a distancia entre linha de defesa e Higuain passa a ser próxima e buracos entre setores deixam de existir. Com esta ação do Real o Barcelona passa a ter zonas delimitadas de ação – troca de passes.
Posicionamento defensivo merengue é com wingers baixando e alinhando aos volantes, nenhuma ressalva a Cristiano Ronaldo, o craque português possui entrega semelhante a Di Maria. A função dos wingers baixando é essencial para dobrar marcação passando para o 4-4-2 ou 4-4-1-1, pois, é de conhecimento geral que, estes catalães trabalham com maestria a posse de bola pelas laterais. Portanto, o lateral bate de frente com ponta, o winger recua “pegando” lateral ou auxiliando no bote e o meia central cobre por dentro.

Flagrante tático. Real marcando saída do Barcelona. Reparem que QUATRO jogadores do Real fecham entrada do campo defensivo formando um 4-2-4. Em amarelo o recuo dos wingers forma um 4-4-2 em duas linhas.

A titulo de curiosidade. O Real, em certos momentos, quando em posicionamento defensivo, utilizou-se do meio-campo em "L". Acredito que de maneira circunstancial e não proposital, pois é natural que Cristiano Ronaldo recompunha com menor afinco que Di Maria, ainda mais em lances a desenrolar no lado oposto, como abaixo no flagrante tático. Este posicionamento de Cristiano Ronaldo é de fácil explicação: o "meia" merengue atua mais adiantado pelo fato do Barcelona virar o jogo em bloco baixo e bola rolado no campo, sem inversões longas, portanto, o camisa "7" atua mais adiantado para ser opção de inicio da transição ofensiva - contra-ataque - em velocidade, sem marcação e próximo a meta adversaria.

Flagrante tático. Real no 4-4-2 defensivo em duas linhas com Cristiano Ronaldo mais adiantado que Di Maria para ligar contra-ataque. O "famoso" meio campo em "L".

A compactação entre linhas gera um menor esforço físico na troca de passes e distancias percorridas, pois, jogadores estão próximos. Com jogadores próximos a transição ofensiva é favorecida, pois, passes curtos ou lançamentos de curta-media distancia possuem menor propensão de erro. Geralmente a equipe merengue optou e levou perigo em contra-ataques de maneira direta: inicio de transição ofensiva ao recuperar a posse de bola, primeiro passe é um lançamento e há pouca troca de passes, menor que três passes.
Passes e lançamentos entre linha de defesa catalã sempre que entraram levaram perigo ao gol de Victor Valdes.  E muitas destas oportunidades foram passes as costas da defesa adversária – adiantada, próximo à linha de meio campo - e, por se tratar de Europa, o Barcelona dificilmente joga com sobra defensiva, portanto um embate individual vencido ou passe no vazio deixa Valdes cara-a-cara com avantes.

Logo ao recuperar posse de bola, ou, antes disto, jogadores de frente do Real – Di Maria, Cristiano Ronaldo e Higuain – avançam, grudam em seus marcadores e jogam no limite entre posição legal e impedimento. Corriqueiramente foram três jogadores, pois Ozil recua para lançar ou pegar segunda bola junto aos volantes. Ressalto que Barcelona teve uma tarde(?) para esquecer defensivamente em todos fatores, pois Mascherano e Pique falharam em ambos os lances de gols do Real.

Flagrante tático. Real Madrid em postura ofensivo tocando em bloco baixo, mas com quatro jogadores adiantados prontos para receber bola longa. Três deles, no detalhe em amarelo no limite entre posição legal e impedimento. Arbeloa solto pela direita.

Já citei, mas não custa reiterar. O poder de marcação do Real foi algo nesta tarde (?). Não serei hipócrita ao dizer que o time foi perfeito, não chego a este ponto. A segunda etapa foi um circo de horrores para a defesa merengue. Em diversos lances os passes em profundidade viraram contra o feiticeiro e a zaga do Real se assemelhava a uma peneira.
Minha reafirmação fica por conta da entrega dos meio campistas. Em diversos lances ficou nítido Cristiano Ronaldo perseguindo seu marcador ate seu campo defensivo e marcando a frente o time catalão. Em certos momentos o Real relembrou o Barça com marcação pressing – marcação em bloco, fechando espaços para troca de passes e, geralmente, no campo de ataque. A vitoria merengue passou por desarmes no campo de ataque e armando contragolpes perto da meta adversária.

Flagrante tático. Marcação pressing a frente merengue com seis jogadores contra seis catalães.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar