4-3-3 Zemaniano


O ultimo romântico. Assim é rotulado Zdeněk Zeman.
Confesso ser um apaixonado recente pelo estilo do treinador. 
O jovem Luis Fernando fez um belo texto. Nos apresenta as características do treinador e de seu esquema preferido. Para maiores informações: 
http://ojogoehoje.wordpress.com/ 

Zdeněk Zeman, nascido em 12 de maio de 1942, atual treinador da Roma e o ultimo romântico do futebol.
Zeman construiu sua carreira praticamente na Itália, aonde tentou mudar um pouco a cultura italiana, que é de um futebol de contra-ataque e defesas imbatíveis. Zeman, chegou na Itália tentando coloca o seu estilo de 4-3-3, que favorece totalmente o ataque e leve um numero elevado de gols.
Vejamos, no Pescara, a ultima equipe que Zeman trabalhou e aonde conseguiu o seu ultimo titulo, a equipe fez 90 gols e sofreu 55, sendo 27 gols contra a mais do o Torino, que foi segundo colocado. Esses números e algo irrealista para qualquer equipe italiana e de qualquer lugar do mundo.
A formação
Quando fala sobre sua formação, Zeman sempre diz isso: “E o caminho mais racional para cobrir os espaços”. Porque? A dinâmica e eficácia de sua formação  são espetaculares e isso vai do goleiro até o ultimo atacante, todos eles tem uma função especifica.

A formação de Zeman,contém diversas ultrapassagem.
Para Zeman, o goleiro tem que jogar longe das traves e ter uma boa qualidade com os pés, para ajudar o seu defensor quando sofrer uma pressão adversária e ler bastante o jogo. O goleiro que ficou bastante popular nessa formação, foi o Francesco Mancini, onde junto com Zeman deram os dias de glorias ao Foggia.

Defesa
A defesa tem que ficar organizada em semicírculo, com os zagueiros mais a frente, para facilitar o impedimento da equipe adversaria, os laterais são tem total liberdade para subir, para serem as principais opções no ataque.

Meio-campo
A linha de meio campo é composta por 3 jogadores, aonde temos um “cão-de-guarda” que saiba sair jogando e os dois meias que fazer os ilimitados overlappings.
Ataque
O grande destaque dessa formação e sue tridente ofensivo. Os três jogadores são obrigados a se movimentar continuamente, assim não há ponto de referencia para os marcados adversários. Os jogadores têm que ser rápidos e ter uma excelente técnica. Os jogadores ás vezes invertem com os meias, mas isso quase não acontece. Mais que é o goleador? Não existe, porque a principal tarefa e fazer as ações táticas, o gol é uma mera consequência disso tudo.
Continua…

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar