Atlético Mineiro 1 x 0 Coritiba: Abusando da intensidade total, Galo derrota Coritiba com propriedade.


Analise de @rasangui do blog Taticamente Falando
























Nesta quinta-feira, o Galo retomou o seu lugar no topo com vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba pela 15ª rodada do Brasileirão 2012.

Impondo a intensidade característica, o time da casa começou bem a partida, porém com jogadores sofisticando demais nos lances, mas o domínio territorial era visível e com Ronaldinho simplificando jogadas, focado, e sem errar passes, a equipe mineira apresentava bom futebol, aliando dinamismo e jogadas claramente ensaiadas. 

Equipes no 4-2-3-1, mas com Guilherme no 11 inicial do Galo, na vaga de Danilinho suspenso. O ex cruzeirense não é tão eficaz na recomposição, mas rendeu centralizando e abrindo o corredor direito para Serginho e Marcos Rocha.

Coritiba fez bom trabalho de marcação, o que resultou num confronto com espaço para as manobras ofensivas para tentar trabalhar a bola e organizar melhor suas jogadas de ataque, mas faltava criar chances claras. Everton Costa e Robinho nas beiradas estavam de olho em Marcos Rocha e Júnior César. Lincoln distribuía por dentro.

O que deixou o jogo um pouco travado foi muita jogada ríspida, e isso foi se arrastando em muitas faltas e reclamações, principalmente dos visitantes. Detalhe que Marcelo Oliveira precisa trabalhar: A tranqüilidade dos seus jogadores. Tamanha revolta com recentes erros/decisões da arbitragem deixa a equipe Paraense pilhada, num destempero acima do normal.

Ronaldinho deixou Jô na cara de Vanderlei: o atacante desperdiçou, porém o camisa 49 repetiu a assistência, desta vez para Bernard, que não teve a mesma categoria e também perdeu boa chance de abrir o placar.

Os visitantes responderam rapidamente: Robinho deu passe preciso que foi de encontro a Everton Costa, que sozinho diante de Victor, foi displicente.

Na etapa complementar, os atleticanos continuavam com intensidade, principalmente com o trio Ronaldinho, Bernard e Júnior César. Como o primeiro joga centralizado, mas tende a cair pela esquerda, ele em alguns momentos da partida emendava domínio com drible em velocidade, o que ajuda e muito, já que o time de Cuca tem proposta de intensidade total.

Leonardo Silva foi a frente pra cruzar rasteiro levando muito perigo à defesa do Coxa. Um minuto depois, aos 3, em cobrança de escanteio de Ronaldinho, Rever desviou na primeira trave e a bola foi no canto oposto do goleiro: 1 x 0.

Marcelo Oliveira mandou Rafinha na vaga de Lincoln que estava preso a marcação dos volantes do Galo, sobretudo de Leandro Donizete. Na mesma hora, Cuca orientou Júnior César, pedindo diminuição de suas decidas, pela esquerda, já que Rafinha abriu na direita, e Robinho centralizou. Pouco depois Thiago Primão entrou na vaga de França, para qualificar a saída. Isso tudo deu ao Coxa mais toque de bola e jogadas mais verticalizadas, enquanto que o Galo parou de jogar e demorou a acertar a marcação. Logo, Everton Costa saiu por lesão e Roberto entrou em seu lugar, alterando o sistema para o 4-4-2 em 2 linhas recheado de atacantes, mas pouco efetivo.

Ronaldinho faz bela jogada, tocou pra Guilherme e entra na área para receber de volta, mas o camisa 10 preferiu a finalização que saiu torta.

Cuca inverteu Sérginho e Marcos Rocha: O primeiro foi para a lateral direita e o segundo deu dinamismo no meio. Este vem crescendo bastante. No finalzinho, saiu para a entrada de Felipe Souto. André e Escudero entraram nas vagas de Jô e Bernard mas pouco acrescentaram.

Mas ainda teve tempo pra Rafinha, que tinha entrado bem na partida, perder a cabeça e ser expulso, aos 43, com cotovelada em Leandro Donizete, o que facilitou a vida do Galo, que só valorizou a posse e garantiu a vitória, se isolando na liderança do campeonato Brasileiro com um jogo a menos.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar