Dependência do Grêmio por um 9



Como já havia comentado em outro post, muitos clubes dependem de um centroavante e por vezes é histórico de clubes jogaram em função deles. Não que seja o caso do Grêmio, mas ficou provado que o centroavante que chama marcação, faz pivô é essencial neste esquema com 3 meias, pois assim ele dá o tempo necessário para jogada e espera os homens que chegam de trás.

Sem Douglas, Edcarlos, André Lima e Miralles. Diego Clementino e Gilberto Silva improvisados. Banco sem homem de referencia e com jogadores de defesa ou meio. Podia se esperar algo positivo?

Jogando fora de casa, com desfalques, improvisações e se não bastasse o setor ofensivo perde um jogador por lesão em que não havia substituto com mesmas características. Isso tudo aconteceu com o Grêmio, difícil reverter o resultado.

Celso Roth mantém esquema para partida com três meias de ligação. Mesmo 4-2-3-1 desde que assumiu. Porem com Gilberto Silva na zaga no lugar de Edcarlos, Marquinhos deslocado para o centro e Diego Clementino substituindo Douglas.
 
Tudo corria bem enquanto Brandão estava em campo, Grêmio não dominava porem mantinha partida equilibrada e crescendo aos poucos no jogo. Aos 35 minutos do primeiro tempo tudo vai por água abaixo, Brandão lesiona-se, Celso põem em campo Adilson (este que é volante) para jogar na segunda linha do meio campo pela direita, passou Diego Clementino para ser homem de referencia.

Com Clementino na frente Grêmio piorou. Intervalo e Yuri Mamute entra no lugar de Clementino. Mamute que tem apenas 16 anos é atacante de movimentação. Sucumbiu pela marcação do Coritiba, tentou jogar entre zagueiros.

Grêmio perdeu, pois não conseguia manter posse da bola no campo de ataque. Bola ia e voltava setor direito ficou nulo com Adilson e Mario preocupado com Everton. Na esquerda Julio Cesar preso com Marcos Aurélio e ainda sem parceria com Escudero que centralizava demais.

Creio que Celso não teve culpa por ter desfalques e improvisar muito no meio e ataque. Pelo menos uma boa surpresa como Gilberto Silva na defesa. Fica assim notada a clara dependência do Grêmio por um centroavante enquanto estiver neste esquema. Pode até ser alto e tosco, mas se chamar atenção e marcação do adversário irá servir.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar