A intensidade do Deportivo Quito

O time do Equador pôs uma mão na vaga para próxima fase da Libertadores. Muitos ainda apontam uma ingenuidade dos times sul-americanos de menos expressão, creio que esta “ingenuidade” acontece por estes times sempre jogaram para frente, independente do resultado.

Deportivo Quito mereceu vencer os uruguaios do Defensor. A catimba faz parte do futebol, mas sendo utilizada para ludibriar o juiz e sendo este o principal trunfo do time se torna desanimador e desmerecedor de classificação.

 O que chama atenção deste time é a intensidade dos movimentos. O time parte do 4-4-2 em duas linhas, típico esquema britânico. Com bola os wingers se adiantam e se tornam pontas, por vezes se alinham aos dois atacantes, 4-2-4 bem claro. Sem bola um dos atacantes revezam no recuo formando o 4-4-1-1. E por ultimo a transição ofensiva é no 4-3-3, pois Martinez logo se torna um ponta na esquerda, Paredes aguarda como winger na direita para articular.

O estilo de jogo proposto pelo Deportivo Quito é claro. Jogo pelos flancos com intuito de cruzamento na área seja ele chuveirinho ou rasante. O jogo é transitado pela direita com Paredes procurando a linha de fundo, Martinez infiltrando na área fazendo volume com Bevacqua, Alustiza recua para ser opção de passe a Paredes, caso este queria tabelar. O 4-2-4 fica nítido quando o time esta no campo ofensivo, Paredes e Martinez se tornam agressivos e jogam colados nos laterais adversários.

Flagrante tático. 4-2-4 equatoriano.

Os laterais foram coadjuvantes nesta vitoria. Não apareceram, mas forneceram subsidio para os volantes apoiarem. Se um lateral apoiava o outro basculava e uma sobra defensiva com três jogadores era composta.

O 4-4-2 do Deportivo Quito é um esquema limbo. Fica entre a transição defensiva e ofensiva. Paredes é mais solicito à defesa que Martinez. Os dois atacantes só começaram recompor o meio campo quando estavam em vantagem no placar.

Flagrante tático. 4-4-2 em duas linhas.

Quando a bola caí no flanco esquerdo, Martinez parte em velocidade procurando o centro para finalizar e/ou encontrar um companheiro livre. Bevacqua é o atacante que se aproxima do sósia de Neymar – Martinez – para tabelar. Este lado foi menos explorado, mas quando solicitado Martinez sempre deu boa resposta.

Independente da jogada, os volantes compareceram à frente, seja com presença na área ou avançando e pegando o rebote ofensivo. Na esquerda Martinez infiltrava e abria corredor para Folleco, na direita Velasco tinha de infiltrar e procurar o centro, pois Paredes já preenchia este espaço.

Logo que a bola é perdida, Paredes recua se alinhando aos volantes. Martinez é lento na recomposição e chega atrasado ao meio de campo. Um dos zagueiros sempre procura se posicionar mais a frente e sair à caçada da bola. Uma sobra defensiva é formada, os dois laterais afunilam e aproximam do zagueiro.

Flagrante tático. Espinoza sai a caçada, os laterais afunilam e formam três zagueiros.

Em posicionamento defensivo. Duas linhas de quatro e, um dos atacantes recua para preencher o espaço no meio, 4-4-1-1. Oito jogadores formavam um paredão frente ao goleiro Elizaga. O sistema defensivo não foi exigido pelo Defensor e, facilmente anulou o time uruguaio.

Flagrante tático. 4-4-1-1 com recuo de Bevacqua. Deportivo em vantagem no placar.


This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar