Análise tática - Bayern de Munique 2x1 Real Madrid - Vontade e aplicação.

Texto de Rai Monteiro, do blog Taticamente Falando.

Existem pontos no futebol que são cruciais. Um exemplo é a vontade, a garra, a determinação com que um time entra em campo para fazer um partida, seja ela que qual importância for. E um outro exemplo é a aplicação, não só tática, mas também, da proposta de jogo, apresentada durante toda uma competição. Convenhamos que mudar essas duais coisas em uma semi-fínal é quase suicidio. Pois Mourinho teve essa "audácia" ou burrice mesmo.

Muito foi falado nos bastidores, sobre um questão tática, a marcação de ponta para ponta, ou seja, a marcação dos pontas do Real, Cristiano Ronaldo e Dí María em Robben e Ribery respectivamente, e vice versa. Simples não aconteceu, Mourinho não quis, Cristiano Ronaldo não auxiliou na marcação de Robben e Dí María nada ajudou na marcação á Ribery. O Que no Bayer aconteceu ao contrario, Robben e Ribery, sem a bola, sempre voltavam a caça dos meias do Madrid. Um exemplo mais detalhado de aplicação.

Os guerreiros de Munique, com cede de vitória, pois o fato da decisão ser feita no mesmo estádio do jogo de hoje, ajudou e muito como motivação para os baváros. Foi uma guerra pra eles, sem a bola todos voltavam, marcavam e se aplicavam, com ela os mais habilidosos armavam as jogadas de perigo. Um exemplo de vontade.

O polêmico gol de Ribery, serviu como premio aos vermelhos de Munique, pois o time começou sendo pressionado se acalmou e partiu para o ataque, com calma e inteligência, o que fez diferença, juntamente com a pressão da torcida local.




Times espelhados no 4-2-3-1 o que diferenciou o Bayern do Real, foram os aspectos já sitados á cima, a vontade a garra do time de vencer e a aplicação, todos marcação, todos ajudam a derrubar o gigante. No ataque velocidade e incisividade.

No segundo tempo, o Bayern recuou um pouco, ficou nos esticões de bola e nas jogadas com Super Mario, que sofreu, perdeu gols, mas no fim teve seu mérito. O Real melhorou, se soltou, e chegou ao empate com Ozil, após Cristiano Ronaldo perdeu um gol incrível.

Então com o empate do Madrid, veio o maior erro de Mourinho; Sacar Dí María e Ozil e colocar Granero e Marcelo, o time recuou demais, gritou ao Bayern; - Ei vem me atacar. Cristiano Ronaldo foi para a direita, Robben acompanhou ele no lado direito, para marca-ló, Marcelo ficou pela esquerda, como ponta situação inédita e Granero pelo meio, o Real perdeu força, velocidade e tudo que planejava.

Muller entrou no lugar de Schweinsteiger, Kroos veio compor com Luiz Gustavo. Muller centralizou, Robben abriu pela esquerda para marcar Cristiano e Ribery ficou pela direita, dando um show no fraquíssimo Coentrão e Mario Gomez pelo centro.

Quando o jogo já parecia liquidado e o Real com o empate garantido, Lahm fez ótima jogada pela direita e cruzou para Mario Gomez colocar o Bayern em vantagem na Alianz Arena. O Real ainda tem boas chances de passar, se Mourinho deixar de teimosia, hoje por exemplo não era jogo para o fraco Coentrão; Marcelo e Kaká no banco é outro ponto em que Mourinho pecou.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar