Análise tática Figueirense x Fluminense, pulverizando invencibilidade


Foram dois tempos distintos. Figueirense jogando em casa com apoio da torcida, não foi favorito, pois enfrentou o Fluminense. Jogo típico de seis pontos. Quem vencesse se firmaria na vaga para Libertadores, Fluminense ganhando ainda sonha com titulo, Figueira terá de lutar pela vaga na libertadores.

Marcação individual por parte do Figueirense.

Figueirense de Jorginho no habitual 4-3-1-2. Linha defensiva com dois laterais apoiadores. Tripé de volantes inicial com Túlio na primeira função, porém logo foi substituído por lesão (Jackson entrou no se lugar). Coutinho na direita deste losango. Jônatas começou fechando o lado esquerdo, mas com lesão de Túlio, passou a ser o primeiro volante. Elias o meia de criação. Ataque rápido formado por Wellington Nem e Aloísio.

Abel Braga espelhou o esquema do Figueirense. Típica atitude de técnico que estava com medo de perder. Laterais presos no primeiro tempo. Tripé de volantes torto para o lado esquerdo. Deco marcado e ataque desabastecido.

Primeiro tempo. Para o Figueira faltou apenas o gol. Para o Fluminense faltou jogar, mas parecia ser imposição do técnico. Sorte dos cariocas, pois poderiam ter ido pra o segundo tempo em desvantagem no placar.

Figueirense forte pelos flancos com Bruno e Julinho. Sem bola tripé de volantes encaixou marcação no Flu: Jônatas em Deco, Roger Carvalho em Fred.

Lado direito com Bruno e Coutinho era mais solicitado por parte do Figueira, pois era Marquinho quem “marcava”. Lado esquerdo com Juninho e Jackson era melhor marcado,  Diguinho o volante que caia por aquele lado.

Fluminense não se encontrava em campo. Marcação sob pressão do Figueirense complicava saída de bola do time carioca. Aos poucos Abel liberou os laterais para apoiaram, os espaços começaram a aparecer.

Segundo Tempo

Ficou nítido que o Figueirense cansou. Marcação na era adiantada. Laterais cansaram e não tinha vitoria pessoal, volantes acabaram ficando sobrecarregados.


Muito sedo o Flu abriu o placar com Fred. Jorginho logo mexeu no time. Saiu o lento Jônatas e entrou Fernandes. Esquema ficou misto de 4-3-1-2 para 4-2-2-2. Com saída de Jônatas, Deco teve maior liberdade.

Fluminense variou no primeiro tempo de um 4-3-1-2 para 4-2-2-2. Neste segundo tempo aproveitou os laterais exaustos do Figueira, voltou ao 4-3-1-2 com Deco livre pra criar e Marquinho como elemento surpresa.

Figueirense não tinha muito que fazer. Enfrentou Fred em tarde inspirada. Aos 19 minutos substituição. Saiu Aloísio, entrou Somália. Figueirense com homem de referencia no ataque, bola aérea era alternativa.

Partida pouco mudou. Figueirense apostou tudo no primeiro tempo. Na segunda etapa com laterais exaustos, o Flu aproveitou e abriu larga vantagem. Marquinho marcou em contra-ataque sensacional, bola de pé em pé. Fred novamente marcou após erro do goleiro Wilson.


No Flu as substituições foram por atacado aos 35 minutos. Saíram Edinho, Marquinho e Sóbis. Entraram Valencia, Martinuccio e Lanzini. Esquema variou, saiu do 4-3-1-2 para 4-2-3-1 apostando no contra-ataque.

Partindo para o tudo ou nada. O time catarinense deixou espaços. Lanzini em bela jogada lançou Fred e este guardou. 4x0 para o Flu sentenciar sua vaga na Libertadores e estar ainda vivo na briga pelo titulo.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar