França apresenta 4-1-4-1 assimétrico. De envergonhar Napoleão


Blanc não inovou. O treindor Frances copiou Bilic, treinador da Croácia, ao escalar dois laterais para anular o flanco esquerdo espanhol. Sim. Dois laterais, mas um jogando como winger. Os escolhidos foram Reveillere e Debuchy, o segundo compondo a linha de meio campo. Ambos jogavam próximos e com perseguições a Iniesta e Alba, respectivamente. 
Se não fosse por um lance, a estratégia seria cumprida com sucesso, mas a movimentação, velocidade e inteligência espanhola “caotizou” esta proposta.

França atuou no 4-1-4-1 assimétrico. Porque assimétrico? Pois bem. No futebol nada é simétrico, mas podemos relevar alguns centímetros e, poucos, metros. Porém, não se pode fechar os olhos para esta França. Blanc acomodou dois laterais em uma mesma faixa de campo quando a equipe estava sem bola e em posicionamento defensivo. A distancia entre os dois era mínima, uma sobreposição de laterais, na comparação com Ribery, winger pela esquerda, distancia era descomunal.

Flagrante tático. França no 4-1-4-1 assimétrico. No circulo roxo a dupla de laterais. 

Defensivamente a França conseguiu frear o ímpeto espanhol. Algumas perseguições se tornaram interessantes, alem da dupla de laterais em Alba e Iniesta, confiram: M’Vila em Xavi, o Frances diminuiu o raio de ação de Xavi, mas em compensação, Xabi Alonso dominou o meio campo; Cabaye adiantava-se para “pegar” os volantes espanhóis, não era marcação individual, mas sim tentar aperta-los, porém, Malouda comprometeu todo este sistema; Malouda não cumpriu funções ofensivas, tão pouco defensivas e, não bastasse isto, foi envolvido entre Arbeloa e David Silva; a dupla de zagueiros ficou perdida ao não ter em quem colar, Fabregas como falso-9 se movimenta muito, os zagueiros ficaram perdidos entre adiantar para dar o bote ou recuar para fazer sobra defensiva, cada ação gerava uma reação, ou seja, com sobra protegia, mas fornecia espaço aos adversários, adiantando, sofria com o temor de errar o bote e gerar ainda mais espaço, um rombo defensivo.

Flagrante tático. França no 4-1-4-1 com perseguições individuais: Reveillere em Iniesta; Debuchy preparando-se para ir de encontra a Alba e Rami junto a Fabregas.

França com dinâmica apenas defensiva. Posicionamento Frances era com linhas compactas, próximas e agrupando jogadores em seu campo. Objetivo era não deixar a Espanha entrar tocando em sua área. Os flancos eram bloqueados pelos laterais com auxilio dos wingers, M’Vila, o “1” entre linhas marcava Xavi, demais volantes marcavam quem vinha de trás e Benzema solto a frente.

Com posse de bola a equipe francesa se apresentava de maneira contraria quando defendia. Não havia compactação, a disposição de jogadores era de ocupar bem todos os setores do campo. Os franceses se alongavam no campo e jogadores postados longe uns dos outros.
Porém, a marcação espanhola não deixava a França evoluir. Faltou movimentação e conjunto a França. Alias, franceses estes que foram extremamente individualistas e dependentes de Ribery, este se tornou o exercito de um homem só.
Para piorar, se é possível, Benzema, único homem de referencia na área, deixava seu habitat e partida para buscar o jogo, claro, sem sucesso e quebrando ainda mais as tentativas de ataque.

Acredito que a individualização se deu por conta do extremo erro de passes do meio campo. O jogo não evoluía, era bate-volta com os sucessivos erros de passes.

Novamente a defesa. Se Debuchy se tornava um segundo lateral ao lado de Reveillere, pelo outro lado era o contrario. Ribery demorava em recompor e, de certa maneira, minou o companheiro Malouda. Alem de recompor lentamente, Ribery não se posicionava na mesma linha que Debuchy, mas algo normal, pois não era Ribery quem causava esta assimetria, mas sim Debuchy. 

Flagrante tático. A discrepância assimétrica entre Ribery e Debuchy.

Com Ribery lento na recomposição de meio campo, Malouda sofreu com Arbeloa, David Silva e, um dos volantes fazendo passagem por este setor. Era mano-a-mano contra os espanhóis e pela qualidade destes, se tornava previsível a vitoria pessoal adversária.

Flagrante tático. Ribery demora na recomposição e abre rombo pelo flanco esquerdo, consequentemente Malouda e Clichy ficam sobrecarregados. Espanhóis que não são bobos nem nada trabalharam por ali.

Blanc optou por oferecer posse de bola à Espanha, ate porque, não havia outra maneira de jogar se não fosse assim. Porém, o contra-ataque Frances não encaixou. Ribery não conseguiu ser este elo nas transições e, Benzema, solitário à frente, foi facilmente marcado, ate ter a ideia de se movimentar e deixar o setor de ataque ao vento.

Um dos piores jogou da EURO deve-se a França. A equipe “anulou” a Espanha e não foi ao ataque. Estratégia ofensiva francesa deve estar fazendo Napoleão Bonaparte se revirar no tumulo. O gol espanhol saiu em lampejos de movimentação que quebraram a marcação francesa, nada mais que isso, lampejos. Por sua vez, a França não contava com o elemento surpresa Xabi Alonso.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

1 Response to França apresenta 4-1-4-1 assimétrico. De envergonhar Napoleão

  1. Rasangui says:

    Espetacular.

    Ribery horrível na recomposição. Aí complicou muito pro Malouda mesmo.

    O falso 9 não sei se é o melhor pro 11 inicial espanhol, mas que time fortissimo. Extremamente completo em todos os setores.

Leave a Reply

Compartilhar