Analise tática do GreNal que decidiu o titulo para o Internacional, este que parecis estar decidido a favor do Grêmio mostrou que não estava.
Começando com os erros de Falcão, nenhum treinador deveria improvisar tanto quanto o fez. Três improvisações na zaga, meio e ataque, Juan zagueiro de origem como lateral, Kleber no meio e D’Alessandro no ataque, este por sinal sumiu do jogo nos primeiros trinta minutos. Jogou no 4-3-1-2, mas após assumir seu erro mudou e acertou.
Renato escalou bem Grêmio, com os jogadores considerados melhores para cada posição. Jogou no 4-4-2 em losango com Rochemback na primeira função do meio campo.
Perante trinta minutos o tricolor dominou o jogo, o estádio já cantava e gritava “olé”. Novamente o colorado fez a linha de impedimento tanto criticada por Falcão, resultado: Grêmio 1 x 0 Internacional , gol de Lúcio.
Falcão assumiu, mudou e o time melhorou, colocou Zé Roberto no lugar do garoto Juan, este que teve boa atuação ate ser substituído. Para ressaltar substituição necessária para mudar o ritmo do jogo, dar mais chances a equipe e um companheiro a Leandro Damião.
No primeiro tempo o colorado já havia virado o jogo, gol de Damião este que não se pode deixar sem marcação individual, centro avante “matador” e demonstrou que merece a seleção brasileira. Andrezinho jogou no sacrifício pois estava visivelmente lesionado e sem condições de jogar, mesmo assim fez o gol da virado em um rebote de escanteio.
Nada de mudanças para o inicio do segundo tempo, apenas iniciativa, o Internacional equilibrou o jogo, tricolor continuava jogando e demonstrando que era perigoso, nada resolvido.
Um erro coletivo a começar cm Vilson que caiu o juiz perguntou se era necessário atendimento medico ele disse que não, na cobrança de lateral não há impedimento e Zé Roberto invadiu a área livre driblou Victor, este que cometeu pênalti e recebeu amarelo. D’Alessandro converteu e assim ficou Grêmio 1 x 3 Internacional.
Naquele momento estava o Internacional sendo campeão, e Renato imediatamente mexeu na equipe, Gilson saiu para ingresso de W.Magrão, o maior erro de Renato tirou o intitulado “Homem GreNal” e Leandro o jovem prodígio tricolor para ingresso de Borges e Lins.
O Inter cresceu com as mudanças de Renato, Lins não é Leandro e Borges sem movimentação não é mais o mesmo. O gol de Borges não foi dele e sim contra de Renan um erro como esse não se pode esperar de goleiro de Inter e Grêmio.
Pênaltis e assim se conheceu o campeão gaucho, Renan de atuação brilhante nos pênaltis defendeu três e Victor também com boa atuação defendeu duas. Os escolhidos por Renato tinham menor capacidade de acertar um pênalti do que os escolhidos de Falcão.