As mutações do Milan

Duelo de gigantes na Itália. Milan e Barcelona disputaram partida valida pelas oitavas de final da Champions League. O futebol jogado em si não correspondeu às expectativas. O time da casa ate começou de maneira empolgante, mas aos poucos foi dominado pelo Barcelona. O papa títulos – Barcelona – não conseguiu passar pela barreira italiana. Um empate insosso, o jogo de volta promete.

Allegri mantém o desenho tático do time, porem desta vez com algumas surpresas. O 4-3-1-2 facilmente se “mutava” para um 4-3-2-1 sem bola e até o 4-1-4-1 quando em posicionamento defensivo efetivo. Estas mudanças todas para frear o imparável Barcelona. A cortina de oito ou nove jogadores povoava o setor defensivo, não deixava espaço para o Barcelona e apostava no contra-ataque rápido.

Flagrante tático. Milan com losango no meio campo.

Inicialmente o Milan surpreendeu. Durante os quinze primeiros minutos se viu algo que não estamos acostumados, pressão sobre os catalães. A marcação a zona apertada forçava os catalães a ligação direta, ou errar os passes. Robinho foi o primeiro a perder uma clara chance de gol, aos 18, Ibrahimovic errou cara-a-cara com Valdés.

Com o passar do tempo o Milan se retraiu, ou o Barça o forçou a isso. Assim ficaram mais evidentes as “mutações” da equipe italiana. Ora no arvore de natal – transição defensiva -, ora no 4-1-4-1 – posicionamento defensivo efetivo - com recuo de Robinho para ponta esquerda, Boateng voltando como Box-to-box e Nocerino na direita. Curiosamente, Robinho foi o elo entre os esquemas, por ele passavam as variações.

A troca de passes rápida e variando entre bola curta e longa, pegou o time catalão com as calças nas mãos por diversas vezes. Infelizmente os movimentos ofensivos dependiam quatro jogadores, geralmente, Seedorf, Boateng, Robinho e Ibra. Os laterais pouco passavam, aliás, Bonera foi lateral-base, anulou o lado esquerdo de ataque adversário e basculava para o centro, auxiliando os zagueiros. Antonini mais solto, mesmo assim pouco solicito ao ataque.

O esquema arvore de natal foi mais visto enquanto Robinho esteve em campo. Boateng e Robinho se alinhavam e os três volantes as suas costas. Ibrahimovic era o único jogador no ataque.

Flagrante tático. 4-3-2-1 arvore de natal, Ibra mais a frente não aparece na imagem.

A variação defensiva do Milan entre: Pressionar saída de bola e forçar o erro adversário; Se defender, oferecer posse de bola e contra-atacar em velocidade. Assim os espaços para o Barcelona tocar foram mínimo. A presença defensiva dos laterais, lembrando os anos 50, foi essencial para preencher os flancos.

Ambrosini foi o volante poste frente aos zagueiros. Tinha como intuito proteger a Mexes e Nesta. O setor defensivo por incrível que pareça foi razoavelmente bem, creio que devido a solidariedade de todos.

Depois da saída de Robinho, o 4-1-4-1 ficou ainda mais evidente. ElSharawy recuava e tinha maior solidariedade. Fechava o lado direito de defesa enquanto Boateng o esquerdo.

Flagrante tático. Milan no 4-1-4-1.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar