Análise tática Brasil x Equador


Jogo decisivo para ambas seleções, qualquer resultado influenciaria nos próximos jogos. Era ganhar ou voltar para casa, jogo com boas surpresas. Finalmente desencantaram Pato e Neymar com dois gols cada. Maicon entrou no lugar de Dani Alves e deu melhor resposta. Julio Cesar foi a surpresa negativa falhou e por sorte não comprometeu a classificação brasileira.

Mano escalou a seleção da mesma forma, 4-2-3-1 com Robinho e Neymar nos flancos. Pato à frente. Maicon de titular deu vitalidade ao lado direito.

Equador foi a campo no 4-2-3-1, mas com muitas variações. 4-4-2 quando defendia, na transição defensiva ofensiva era o 4-4-1-1. Seu principais jogadores foram Arroyo e Caicedo.



Algumas constatações devem ser feitas nesta seleção de Mano Meneses. O meio de campo não marca, Lucas Leiva fica sobrecarregado pois Ramires sobe para o apoio. André Santos apoia pouco, neste jogo fez o cruzamento do primeiro gol mas para 90 minutos apenas dois cruzamentos é pouco para lateral. Robinho vem decadente e não contribui ou pouco ajuda.

Por parte equatoriana é importante constatar que a força física e o coletivo foram essenciais para conseguir parar o Brasil. Contaram com falhas de Julio Cesar mas “quem arrisca não petisca”.

Por todo primeiro tempo quem teve o intuito de atacar foi a seleção brasileira, Maicon na direita deu mais consistência e boas triangulações aconteceram.

Quando a bola está na intermediaria do Brasil a seleção do Equador passa a jogar no 4-4-2 com Mendez se juntando à Caicedo no ataque para pressionar os zagueiros brasileiros.

Mas um erro da seleção é ter homens a frente nos flancos e não pressionar a saída dos defensores, pois assim dificultaria a criação das jogadas.

Mudanças ocorreram no segundo tempo, não só por substituições mas por melhor iniciativa e mais movimentação dos atacantes e homens de meio.

Com mudanças entraram Elias, Lucas Silva e Fred. Sairam Ganso, Neymar e Pato. O esquema foi parecido mas por vezes atuando no losango com Robinho como trequartista. Elias mais a esquerda e Ramires à direita. Lucas Silva ficou preso no flanco direito.

Mina, Montaño e Achilier entraram na seleção do Equador para tentar recuperar o resultado. Sairam Benitez, Noboa e Reasco. Pouco influenciaram a diferença foi que Montaño atuou mais a frente que Noboa, tem caracteristicas mais ofensivas.



Resultado 4x2 classificação assegurada, não convenceram. Julio Cesar demonstrou insegurança. Mas a noite teve bons resultados individuais. Neymar e Pato com boa atuação. Maicon titularissimo na lateral direita. Robinho desapontou novamente. Ramires não demonstrou ainda o porque de ser titular. Que venha o PARAGUAI.


Alexandre Pato(Atacante da seleção Brasileira) : " Aqui quando ganha, ganha todo mundo. Quando perde, perde todo mundo"

Jornal Argentino : " La mano de los pibes."






This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar