Analisa tática do Brasil. Estreia contra "poderosa" Venezuela.

Segundo Mano, treinador da seleção, não existe mais “galinha morta no futebol” concordo! O futebol evoluiu hoje é muito mas tático e físico que qualquer outra coisa. Resultado? Um insosso empate de 0x0.

Um time bem preparado, com ideias de jogo Mano pensou bem a mudança tática de um 4-3-3 para um 4-2-3-1 não envolvia muitas mudanças. Ganso entrou para dar mais qualidade.

A seleção brasileira criou uma maneira de jogar. Prioriza a posse de bola mas sem objetividade. Muitos passes para trás, lados e sem infiltrações.

Um Brasil lento, o torcedor até lembrou a seleção de Parreira. Que tocava, tocava e tocava. As poucas chances criadas não foram aproveitadas, poucas pois os jogadores esperavam a bola no pé não houve movimentação, triangulações e compactação para maior aproximação dos meias ao ataque.

Esperamos um Brasil fazendo pressão, não deixando a Venezuela respirar. Deveria mas não foi bem assim. Quando defrontamos um seleção ou time de menor qualidade a marcação PRESSING em que todos jogadores tem como objetivo fechar os espaços e linha de passe do adversário, deveria ser utilizada pois a Venezuela usaria do “chutão” e ganharíamos a posse de bola.

Outra forma de jogar com um time na retranca é jogar pelos flancos. Ora com Neymar e Robinho nas pontas porque não utilizá-los mais? Faltou a criação e mais apoio dos laterais. Triangulações entre os pontas,laterais e um terceiro jogador que podia ser Ganso ou Ramires.

Com Ganso mais aprofundado dependemos dos nossos volantes. Lucas e Ramires são passadores e não criadores, complicou ainda mais.



Peça por peça

Júlio Cesar é o goleiro titular e que passa segurança ao time.

Os quatro defensores estiveram bem no jogo, podem até questionar se estes são os melhores para cada posição mas não influenciaram no resultado do jogo.

Problema a vista. Será que Lucas Leiva e Ramires são os volantes indicados e melhores para posição? Pode ser que não, mas tem o respaldo de Mano.

Lucas cumpre primeira função pela Direita e assim fez o jogo inteiro, não tem a qualidade de Sandro pois é mais segundo volante.

Ramires é o motorzinho, corre por todo lado do campo e atuou mais pela esquerda. Errou passes e parecia nervoso, carece de maior qualidade para criar pois neste jogo os volantes tiveram está função.

Ganso terá como principal incumbência criar. Depende dele os passes a gol, lançamentos e aquele lance que só um camisa 10 pode fazer. No jogo de hoje criou algumas chances que não foram aproveitadas. Atuou muito aprofundado e por vezes fazendo o pivô. Assim Lucas e Ramires tiveram armar de trás consequentemente faltando criatividade o time decaiu. Nossos volantes que atuaram hoje não estão perto de Falcão.

Neymar atuou mais no flanco esquerdo. Lembrou Ronaldinho Gaúcho que ficou refém daquela pequena parte do campo. Em alguns momentos do jogo, no inicio, Robinho e Neymar até invertiam os flancos ora esquerda ora direita. Não foi o Neymar que conquistou a América, mas tenho certeza que irá melhorar.

Robinho foi criticado e por alguns dito que terminou seu ciclo, não acredito pois neste jogo pegaram muito no seu pé por não ser o “Robinho pedalada” o menino que encantou o Brasil. Começou na direita, passou pelo meio e no flanco direito. Mas teve posicionamento mais incisivo na direita. Em muitos momentos do jogo puxava a marcação para dentro da área chamando Dani Alves, a jogada funcionava só que Dani ficava sem opção de tabela ou passe.

Pato foi o principal jogador do Brasil, uma bola na trave e quem mais assustou a Venezuela. Neste sistema jogou mais solitário, Neymar e Robinho jogaram nos flancos. Ganso por muitas vezes foi quem se aproximou de Pato e foi quem lhe deu as melhores chances. Substituir Pato foi um erro.

As opções

Mano se perdeu em uma das substituições. Tirar Robinho era compreensível mas pôr FRED? Sim FRED! Complicou a seleção passou para um 4-3-3 com Pato mais aberto, Fred centralizado e Neymar seguia na esquerda.

Ramires sentiu lesão e teve que sair. Elano o substituiu e jogou a direita um pouco mais a frente. Apoiou junto com Dani Alves e Lucas “Marcelinho”.

Lucas entrou no lugar de Pato e aqui Mano assumiu que errou. Tirou o seu melhor jogador, se não foi o melhor o que levou mais perigo ao gol adversário. Lucas entrou e fez mesma função de Robinho. Atuou mais a direita e por ali junto com Elano e Dani Alves “teriam” um flanco direito mais forte. Sim “teriam” pois Lucas não entrou inspirado.



Decepcionou?

Falamos tanto da dona da casa Argentina. Mas e o nosso Brasil? Vamos passar a mão na cabeça e dizer que foi apenas a tensão da estreia? Creio que não.

Sendo galinha morta ou não era para passar por cima. Fica para a próxima. Os 3 últimos resultados do Brasil x Venezuela foram dois empates e uma derrota. Méritos da Venezuela? Será mesmo, creio que não fomos capazes e quem sabe um “salto alto” achando que já ganhamos.

Assistindo ao jogo Argentina x Bolívia e Brasil x Venezuela sobra analisar Uruguai e ver como chega a terceira potencia do futebol platino.

Decepcionante não foi. A desculpa antes era de que “amistoso não vale nada” e que na Copa América seria diferente. Vamos esperar as boas atuações, espero que não sentado.









This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar