Xavi mito ou verdade? Com 5 anos diferenciado


Um dos sucessos deste Barcelona é seu meio campo, composto por três homens. Em diferentes épocas gênios surgiram; Guardiola, Xavi, Iniesta e agora Thiago Alcantara. O primeiro a suceder Guardiola foi Xavi que joga até hoje e curiosamente é treinado por Josep.

Antes de estrear pelo Barcelona já era considerado um e uma joia rara. É o motorzinho e quem da ritmo ao time. Joga em mesmo nível no time e seleção, marca e sai para o jogo como poucos.

O Barcelona é a equipa de referência para o Mundo neste momento, e Xavi diz que é bom que assim seja. Por uma questão de princípio. "É bom que o ponto de referência para o futebol mundial seja o Barcelona, ou seja a Espanha. Não só porque é nosso, mas por causa do que é. Porque é futebol de ataque, não é especulativo, não espera", refere.

"Sou um romântico. Gosto que o talento, a habilidade técnica, sejam valorizados sobre a condição física", admite.

Xavi descreve a sua forma de jogar, "O que faço é procurar espaços. A toda a hora. Estou sempre à procura. A toda a hora, a toda a hora. Aqui? Não. Ali? Não. As pessoas que não jogaram nem sempre percebem como é difícil. Espaço, espaço, espaço. É como na PlayStation. Penso merda, o defesa está aqui, jogo para ali. Vejo o espaço e passo."

Existe uma pequena historia em que não se sabe se é verdade ou mito, dizem que o pai de Xavi contou esta historia, basta saber se foi e se é verídica. Se comprovada, demonstra que Xavi era um diamante bruto, foi bem lapidado e tornou-se craque.

Eis a historia, fica a critério de vocês acreditarem ou não:

Em 1985, aos 5 anos de idade, Xavi começou a jogar numa escolinha de futebol, e nessa idade é comum que as crianças não tenham noção de posicionamento, portanto correm todos para o ataque, vão aonde a bola está. Só que o menino Xavi ficava parado no meio de campo e os adultos estranhavam esse comportamento.

Certo dia seu pai lhe perguntou: "Filho, porque você está aí parado e não vai ao ataque como os outros meninos?", Xavi, com 5 anos de idade respondeu: "Porque se eu não estiver aqui, a bola não chegará até lá".  


                                            Xavier Hernández i Creus, meio-campo do FC Barcelona.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar