Leão estréia no São Paulo com 4-2-2-2 brasileiro



Estréia de Émerson Leão como treinador do São Paulo e já com uma derrota e eliminação em uma competição. Vamos deixar bem claro que o treinador não influenciou em nada, é impossível criticar um treinador após 2 ou 3 dias em que não à tempo para impor suas idéias táticas e estruturais de jogo.

Sendo frio e calculista com a equipe paulista não resta outra duvida que a eliminação foi justa. 4-2-2-2 brasileiro estava mais para as duas linhas de quatro inglesas. Dagoberto não é meia de criação e Marlos estava no pior de seus dias, ambos os dois “meias” são condutores de bola, rápidos e de vantagem pessoal. Pegando o folclore do 4-2-2-2 brasileiro, tende de se ter pelo menos um armador de característica para girar a bola e criar oportunidades, o São Paulo não tinha ou não quis levar.

Nem tudo é tempestade no São Paulo, o time explorou bem os flancos do campo com Juan e Piris. Laterais apoiando alternadamente e por vezes simultaneamente, com isso Wellington foi o volante que recuava e posicionava em frente aos zagueiros. Carlinhos Paraiba pouco guardou posição e apoiou muito, sempre procurando o lado esquerdo com Juan.

Setor de meio campo e mais importante do time, pois é a engrenagem que toca o time. Carlinhos Paraiba não é volante, sua posição é de um terceiro homem de meio campo, poria ter sido o organizador da equipe. Wellington ficou sobrecarregado por muitos momentos, tendo que fazer faltas bobas, cobrir espaços ou “buracos” deixados pôr seus companheiros.

Durante toda partida, mesmo quando esteve perdendo, a equipe paulista se manteve tranqüila e sempre priorizando a posse de bola, seja ela ofensiva ou defensiva. O importante era não deixar o adversário jogar. Por momentos se observava um 4-2-3-1 no São Paulo, já que Lucas voltava para compor o meio. A bola no correu no São Paulo, com Marlos, Dagoberto e Lucas eles correram e deixaram o jogo lento, com poucas opções de ataque.

Libertad que jogou no 4-4-2 britânico, jogando sempre pela esquerda e as costas de Juan e Carlinhos Paraíba. Defendendo todos tinha prestação necessária, desde os atacantes que importunavam os zagueiros até os zagueiros que não deixaram Luis Fabiano jogar.

Aqui foi onde a banda não tocou. Marlos não teve prestação que se esperava, Dagoberto utilizado no meio campo foi uma perda de “poder de fogo”. Acredito que Dagoberto quanto mais perto do gol mais perigo o leva. Na idéia tática de Leão, Marlos seria o meia da jogada individual que tentaria a vantagem pessoal e Dagoberto o organizador de jogo que daria ritmo e coerência ao time, ambos afundaram em suas funções. Dois condutores de bola que jogaram afastados, algo que vai contra os princípios do 4-2-2-2. Dagoberto tentou exercer sua função, recuando para ser o primeiro passe e criar oportunidades, mas ficou claro que é um jogador agudo.

Indicação de Leão era para que o time tocasse a bola no chão, sem passes longos e ate com poucos cruzamentos. Compreensível pela baixa estatura de seus homens de meio e tendo apenas Luis Fabiano como cabeceador nato.

“Ataque”, entre aspas, porque nesta partida não existiu. Lucas deveria ser o atacante de movimentação que caia pelos flancos e abriria espaços. Luis Fabiano o pivô que fica entre zagueiros, faz parede e ainda espera a bola aérea. Dupla de ataque parecia estar exausta, Lucas precisa de descanso, fadiga de seleção e viagens o tornou em um jogador comum, na partida até recuou para recompor meio campo e importunar os volantes do adversario. Luis Fabiano não joga há muito tempo e o São Paulo inteiro o esperou ate Outubro, outro erro esperar que um jogador resolva os problemas do clube em apenas dois meses, só para deixar claro ao São Paulo que milagres não acontecem no futebol.

Resumo da opera, São Paulo eliminado e Leão precisando fazer milagre para seguir no cargo em 2012. O ano de 2011 parece ter sido todo em volta de Luis Fabiano, pois o paulistão, copa do Brasil e copa sul-americana foram perdidas, mas ainda resta o Brasileiro e uma esperança de que uma classificação para a Libertadores salve o ano é pouco para quem foi campeão de tudo.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

2 Responses to Leão estréia no São Paulo com 4-2-2-2 brasileiro

  1. Os problemas do São Paulo no jogo ao meu ver foram: 1 - A má fase de Lucas e a falta de ritmo preocupante de Luís Fabiano. Nossos 2 homens avançados jogando mal realmente pesaram na conta.
    2- O lado esquerdo do ataque não tinha nenhum jogador inteligente (Juan, Carlinhos e Marlos) Tinha um lateral que só sabe tocar pro lado, um volante de muita dedicação mas pouca eficiência e um driblador sem visão de jogo.

    Vamos sofrer muito até o final do ano ainda.

  2. Excelente análise, por sinal!

Leave a Reply

Compartilhar