Análise tática clássico d’Itália

Duelo de gigantes, Inter de Milão contra Juventus, o jogo foi em Milão e um confronto que é clássico no futebol Mundial. Por jogar em casa o favorito seria a Inter de Milão, porém em clássico não a favoritismo e ficou provado neste sábado. Vitoria da vecchia senhora e colocando a Inter em maus lençóis.

Inter de Milão treinada por Ranieri vem no seu 4-3-1-2 de costume, típico Italiano. Juventus vem apostando em esquema hibrido que varia do 4-1-4-1 para o 4-3-3.

 
Inter

No gol Castellazi, pois Julio Cesar esta se recuperando de lesão. Dupla de zagueiros com Chivu e Lucio, esta zaga foi uma mãe para a Juventus. A todo o momento parecia que poderia sair um gol da Juve, tabelas e jogadas pelo alto contra os zagueiros nerazzurri.

Com apoio da torcida a Inter foi para cima, conta com dois laterais que apóiam e sempre estão no campo do adversário. Maicon na direita tem maior qualidade e vigor física que seu companheiro Nagatomo na esquerda, mas ambos importunando o adversário.

Tripé de volantes composto por Cambiasso, este que faz função de cão de guarda, pois não se aventura em ataques e libera laterais. Zanetti é uma lenda na Inter, na direita sempre procura auxiliar o lateral. Obi fecha o tripé na esquerda, sempre forte no apoio e auxiliando Nagatomo. Era nítida a desorganização do meio campo da Inter, Zanetti e Obi pareciam meias com vocação ofensiva, deixavam clarões no meio e dando oportunidade aos contra-ataques da Juve. Assim a Inter atacava com 6 homens ou mais e defendia com 4 ou menos, “quem não faz leva” já dizia um velho ditado.

Sneijder foi o melhor da Inter enquanto esteve em campo, dele saiam às principais jogadas dos nerazzurri, foi trequartista que dava sintonia aos ataques, um maestro da orquestra, porem com “músicos” que não o entendiam. Ele fechou o losango do meio campo e era o único homem com característica de criação da Inter.

Dupla de ataque composta por Pazzini e Zarate pouco preocuparam seu adversários, tinham velocidade e procuravam trocar de posição.

Juventus

Juventus foi a campo para especular contra-ataques e jogar no erro da Inter. Sempre forte no apoio pelo lado direito do campo, pois Chiellini era lateral base fechando o lado esquerdo.

No gol da vecchia uma lenda, Buffon, que nesta partida demonstrou ainda estar em forma e fechou o gol contra a Inter.

Dupla de zagueiros não apareceu no jogo, isto significa que não influenciaram o resultado e apagaram a dupla de ataque adversária. Bonucci na esquerda e Barzagli na direita merecem méritos.

Lichtsteiner lateral pela direita. Foi forte no apoio e qualificado na marcação, parece ter um vigor físico como poucos, é normal velo no ataque e apos alguns instantes já na linha de marcação. Chiellini como já citei foi lateral base, pouco se aventurou no ataque.

Meio de campo é onde a banda toca, onde se da o ritmo de jogo. Pirlo foi volante de criação, por ele passavam os primeiros passes, resumindo uma saída de bola qualificada. Segunda linha com Marchisio na esquerda e Vidal na direita, estes são volantes Box-to-box, marcam e aparecem na frente para finalizar.

Vucinic na direita e Pepe a esquerda são wingers de pés invertidos. São responsáveis por esta mudança de esquema ora 4-1-4-1 ora 4-3-3. Pepe foi mais discreto, pois no seu lado não havia lateral para ajudá-lo no apoio.

Matri foi o homem de referencia, porém não é atacante trombador que não sabe jogar com bola nos pés. Faz bem pivô, tem velocidade e se movimenta abrindo espaços.

Opções

 
Por parte da Inter saíram Zarate, Obi e Sneijder e entraram Castaignos, Stankovic e Alvarez. Esquema se mantém o mesmo, com Stankovic de volante pela esquerda, Alvarez como trequartista e Castaignos no ataque.

Na Juve, saíram Matri e Vucinic, entraram Estigarribia e Del Piero. Em um primeiro momento Vucinic foi o centroavante e Estigarribia na esquerda e Pepe na direita. Após Vucinic sair e entrar Del Piero, este foi o centroavante.

Segundo tempo não foi o que vimos no primeiro. Maicon principal arma da Inter cansou e uma possível reação parou por ali. Juve segurou o jogo como pode.
 

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar