Analise tática Peñarol x Velez

        Ao assistir Peñarol x Velez, me veio à cabeça o jogo entre Peñarol x Internacional, o mesmo jogo sendo que o time argentino dominou, teve a posse de bola criou algumas situações para gol mas no entanto não converteu.
        Jogando em casa o Peñarol deveria tomar a decisão de atacar e sair com uma boa vantagem para a Argentina,a principio não é o que vem acontecendo, o time aguerrido, bravo joga na base da ligação direta, lembra muito os times ingleses de um tempo atrás.
        O sistema não muda sendo em casa ou fora, joga em duas linhas de quatro(4-4-2), um jogador de enganche e um centro avante de imposição física.
        Diego Aguirre postou o time em campo com dois laterais guardando posição e de boa marcação alias os dois laterais tem base e fundamentos como zagueiros. Esta sim a dupla de zaga não brinca em serviço, Valdez e Rodriguez é “bola para o mato, que é jogo de campeonato”.
        Dupla de volantes com Freitas com função de apenas defender, cobrir e roubar a bola e passar a um jogador mais qualificado. Aguiar tem mais qualidade, sai um pouco mais para o jogo, tem bom passe e bom senso de marcação. Dois meias extremos, Mier de boa qualidade e por neste flanco é onde se criam as melhores chances de gol, Corujo de velocidade e boa qualidade técnica é pouco acionado.
        Enganche, sim enganche, no Brasil não estamos acostumados com este termo, Martinuccio joga nesta função de ligação Meio Ataque, com grande velocidade, drible. Faz bem seu papel, fazendo dupla com Olivera, este de imposição física e bom cabeceio, é a principal jogado do Peñarol lançamentos longos para seu homem de área.
        O Velez prioriza a posse de bola, joga no 4-2-3-1, sendo o seu lado esquerdo o principal de apoio.
        Cubero em certos momentos do jogo recua fazendo o terceiro zagueiro junto com Dominguez e Ortiz. Papa de lateral-ala esquerdo tem um bom senso de ataque e defesa, fazendo assim este flanco o mais efetivo.
        Primeiro volante é Razzotti de boa marcação e desarme, Zapata é o segundo volante, sabe marcar mas juntamente com Papa forma o flanco esquerdo mais forte. Os três meias de ligação: No flanco esquerdo Alvarez, ora levando a linha de fundo ora cortando para área. Martinez joga mais centralizado e por vezes cai mais no centro esquerdo. Fernandez joga quase que sozinho no flanco direito, tem bom senso de marcação e é bom jogador uma promessa argentina, pena ter de fazer tudo sozinho.
        “El tanque”, Santiago Silva é o jogador alvo do Velez, e de boa qualidade faz a parede, passes curtos, boa finalização tano de cabeça quanto com os pés.
         É evidente a dependência do Velez no flanco esquerdo, por ali jogam Papa, Alvarez e Martinez e por vezes Zapata. Com isso o flanco direito fica pouco acionado, um time que joga torto e previsível.
         O time de Diego Aguirre não erra, chama o adversário para o seu campo de marcação e em poucas chances consegue abrir o placar, o contra-ataque é como um “bote de uma serpente”, fatal.
         Portanto Peñarol 1 x 0 Velez. Em um escanteio onde Aguiar cobrou e Dario Rodriguez marcou o gol da vitoria uruguaia.


This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar