Seleção do mundo em 2011


Vou confessar a todos que não sou expert no futebol europeu, asiático, africano, quiçá norte americano. Estou me retendo ao futebol sul-americano, mas isso não significa que fecho os olhos para o velho continente. Para esta seleção me baseio por alguns jogo em que assisti, comentários de críticos e analistas.

O esquema adotado é o 4-3-3 à la Barcelona. Esta escolha também para “acomodar” os bons jogadores que a seleção possui. Não vou me aprofundar ao estilo de jogo que a equipe adotaria, mas poderia apostar que seria com pose de bola e imensa qualidade com os homens de frente. Triangulações, passagens e tabelas seria algo normal e frequente.

Linha de defesa alta para jogadores estarem agrupados e próximos, sendo assim opções de passe. Dois zagueiros de velocidade para rápida recuperação ou por bola nas costas. Triangulo de base alta no meio campo, setor seria muito parecido com o Barça, pois Xavi e Iniesta ditariam o ritmo do jogo. Setor de ataque é inigualável, sonho de qualquer dirigente ou torcedor. Messi seria o ‘falso-9’ com liberdade para se movimentar e buscar jogo. Neymar seria Neymar, aqui uma duvida onde jogaria, caindo pelo lado esquerdo ou direito. Cristiano Ronaldo este mais maduro que Neymar e por isso o colocaria na direita do ataque. Trio ofensivo não respeitaria o 4-3-3 clássico que joga com pontas abertos, mas sim com atacantes de infiltração e aproximação, cruzamentos ficariam a mercê dos laterais.

Devo esclarecer os jogadores que tem ao seu lado outros entre parênteses, foi fruto de uma duvida cruel. Em baixo dos três paus fico entre Casillas e Neuer, duvida mesmo, o escolhido tem qualidade. Lateral esquerda é outra briga de cachorro grande, Evra ou Marcelo, dupla que não se encontra em qualquer esquina. Primeira função do meio campo é complicada, Yaya Toure vem demonstrando bom futebol no City, Schweinsteiger era meia que foi passado a volante e assim se tornou motorzinho do Bayern e seleção alemã.

Estranharam que não comentei o time defendendo? Pois bem, com muita posse de bola o adversário teria, ou melhor, não teria chances. Brincadeiras à parte, o maior empecilho seria pedir a Neymar e Cristiano Ronaldo marcar os laterais ou zagueiros. Com bola este time seria o pesadelo de qualquer defesa, mas sem ela o treinador teria que trabalhar muito para afastar a vaidade, e fazer com que todos se tornem humildes para trabalhar em prol da equipe.

Preciso falar mais? Time este que brigaria por titulo em qualquer liga do mundo.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar