Coluna de segunda, mas é de primeira

Dia do fico

Não é nada em relação à torcida FICO. Trata-se de algo maior, D’ALESSANDRO fica no Internacional. Aquele velho chavão é de grande valia: “Existe um Inter com e sem D’Alessandro”. Argentino, com toque refinado, D’Ale se tornou o principal “reforço” para Libertadores.  O gringo aceitou a proposta colorada, valores não foram divulgados, mas seu salário foi quase que dobrado.


Sub-23 ou Reserva ou Banguzinho

Independente do time que Dorival e direção escolham para ir a campo não se deve exigir mais do que se esperaria do time principal. Criticar os resultados é no mínimo sem fundamento, pois é uma maneira de preservar o time titular que se vê amarrado em relação ao calendário. Normalmente estes “times” não possuem seqüência ou ritmo de jogo, quiçá a chamada “malandragem de outros carnavais” para uma partida ríspida. Alternância em resultados é tão normal quanto à escalação, cabe criticar a FGF – Federação Gaúcha de Futebol – que “montou” o calendário. É uma espécie de Banguzinho do Inter, o que estiver a disposição vai a campo.

Nova derrota

Não era este o inicio de temporada esperada pelo torcedor tricolor, mesmo o cauteloso esperava um algo a mais. Nova derrota, desta vez contra o Juventude, em Caxias. Caio Junior aparentemente esta procurando o melhor Grêmio, usando do regional para um laboratório, seus “ratinhos” de laboratório parecem estar perdidos e o final do labirinto esta longe.

Dicas para Caio

Quem sou eu para dar dicas a um ex-jogador e atual treinador de um dos principais times do Brasil? Bom, não custa tentar. Ai vai Senhor Caio Junior:

- Caio Jr pelo amor dos meus filinhos – mesmo que ainda não tenho filhos - prende um volante. Não precisa chegar à frente com sete jogadores. Segura o Fernando, coloca o Léo Gago para pegar rebote ofensivo. 

- Voltaram os buracos que são propícios para contra-ataques. Como já citei no item anterior, repense melhor a defesa.

- Não precisa vencer dando show, demonstrando um futebol envolvente e revolucionador. Trabalhe com o que você possui em mãos, sonhar é aceitável, mas cuidado para não cair em pesadelo.

- Atacar com muitos é fácil quero ver é fazer estes muitos defenderem desde a zona ofensiva.

- Defina um esquema, ele é essencial para bom rendimento da equipe. Percebo que a filosofia de jogo é aplicada, mas futebol é repetição e continuidade. Jogar ora com cinco no meio, ora com quatro, ou ainda três zagueiros não torna nada melhor. Você possui variações, mas sem nenhum esquema ou time base.

Agora entendo melhor o porquê de Caio ter o apelido de Harry Potter. Calma é só mera semelhança.  

Futebol é convicção. No momento Caio Jr está procurando a sua.

Clubes de regionais

Percebo nestes regionais que clubes de “certa” expressão montam times para apenas disputar regionais, após, se desmontam ou fecham as portas. É um grande erro, quem perde é o futebol e o próprio clube. Jogar durante alguns meses é não ter planejamento e a cada ano formar um time e depender da liga entre direção - comissão técnica – comandados. Estes são clubes com validade já estipulada, geralmente são conhecidos como, Clube elevador, sempre subindo e descendo.

Palmeiras o previsível

Existe time mais previsível que o Palmeiras de Felipão? Creio que não. Principais jogadas? Ou bola aérea com Marcos Assunção, ou correria de Luan e Maikon Leite. Torcida Palmeirense irá penar mais um ano, aparentemente a estante de títulos ficara coberta de pó e teias de aranha.

Mão amiga, ou...

Melhor seria apito amigo? Estou falando do Corinthians, é claro. Ano vai, ano vem e os árbitros voltam a beneficiar o Coringão. Pode ser que está “pegação de pé” se explica pelo Corinthians estar sempre na mídia. Mas o lance deste domingo foi vergonhoso ate para Danilo. O meia ficou sem reação ao “sofrer” a falta, achou o lance normal, após o arbitro apitar que ele reclamou e se deu conta da invalidade do gol.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar