Flamengo, clube que retrata o Brasil?


O clube com maior torcida no Brasil, querido por todos, situado no estado de maior folclore e sempre nos holofotes nacionais e internacionais. Este é o Clube de Regatas Flamengo, atualmente chama atenção por seus tropeços dentro e fora de campo. Porque o maravilhoso Flamengo retrata o Brasil? Algumas características do clube, atletas e sua presidenta casam perfeitamente com o Brasil. Não poderia ser de outra forma, o Flamengo fica no seio deste país.

Outro fato condizente é a malandragem brasileira. Creio que esta provem do estado do Rio de Janeiro. Por vezes esta malandragem não ajuda nossa imagem dentro e fora do país.

Que fique bem claro. A política da Presidenta Patrícia Amorim não condiz com a reputação e, até agora, governo , de nossa Presidenta Dilma Rousseff. Mas lembra muito, alguns, de nossos governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores. O descaso com setor financeiro do clube é inadmissível para alguém que lida com grandes montantes, no caso de nossos governantes, desde as pequenas cidades as grandes metrópoles. Muitos criticam o porquê do Flamengo atual não ser um criador de jogadores, acredito que pelo fato de ser mais fácil contratar e acumular dividas. Como formar jogadores, e cidadãos se não há investimento em CT’s de treinamento e escolas? Se desejarmos deixar um legado para futuras gerações é necessário começar agora. Empurrar com a barriga é acumular mais e, mais trabalho.

O que ficava atrelado somente com a política esta invadindo os clubes. A disputa partidária lesa apenas o clube, cidade, torcedor, cidadão. As entranhas clubisticas e partidárias estão perdendo sua essência. Outro fato novo é utilizar o futebol como meio de se eleger em cargos públicos, falta de caráter e honra por completa.

A imagem vendida para o exterior do Brasil geralmente gira em torno de praias, carnaval. Curiosamente estes pontos são abundantes no Rio de Janeiro, onde se encontra o Flamengo. Clube este que, atualmente se encontra em completa desorganização, desde o planejamento de cargos de confiança, passando por contratações de jogadores e privilegiados, por escolherem o turno de treino.

A magia por jogar no Flamengo torna-se ainda maior pela vida social que a cidade maravilhosa oferece. Desfrutar a cidade maravilhosa com um grande salário seria, desculpe a redundância, maravilhoso. Outro problema. Dirigentes prometem, mas não cumprem, salários em dia teria de ser obrigação, porém se torna um fardo nas atuais gestões.

Nem deveria entrar neste assunto, mas já que estamos aqui. O salário de nossos trabalhadores é medíocre em comparação a outros países. Se nos consideramos país de primeiro mundo, é preciso fornecer as condições dos mesmos.

Corrupção, trafico de influencia, desigualdade social, desvio de verbas e tantos outros problemas de um país subdesenvolvido. Pois bem, estamos agraciados por todos.O mundo do futebol parece ser fascinante, mas os grandes salários são restritos a jogadores de serie A, os outros se conformam com o que tem. A desigualdade se mantem em nível social, vale o famoso ditado : "O rico cada vez mais rico, o pobre cada vez mais pobre." Nossa política, empresas, escolas, hospitais, delegacias, clubes, enfim... Todos âmbitos sofrem com este cenário. A nação esta cansada, então, que comecem as atitudes para mudar.

O Flamengo não possui casa própria a exemplo de muitos brasileiros. Não ter seu estádio ou centro de treinamento a altura do clube é uma vergonha. As más administrações, aparentemente, estão longe do fim. A profissionalização do futebol no Brasil caminha a passo de tartaruga, semelhantemente nossa política interna.  Por vezes, nossos governantes, sequer possuem nível básico, entram na política pelo montante envolvido.

Outro exemplo a não ser seguido. O Flamengo em relação aos seus sócios. Como explicar que o clube de maior torcida no Brasil não possuir um grande quadro social? É incompreensível a forma com que o Flamengo lida com seu marketing. O clube carioca com seus “sócios”, o Brasil com seus trabalhadores que vivem para pagar impostos.

Com a completa falta de organização, o Flamengo e outros clubes vivem à custa do grande montante investido, atualmente, no futebol brasileiro. Acredito que esta bola de neve não terá um bom resultado. Má administração envolvendo grande quantia de dinheiro resulta em dividas. Clubes fechando as portas por terem extrapolado sua receita e cidades quebrando por más gestões é, infelizmente, normal.

Para mudar nossa atual sociedade é preciso apostar em melhor qualificação, futuras gerações serão formadas por nós, e o que desejamos? Alem de profissionais qualificados é preciso apostar na formação de caráter e, individuo como um todo.

Deixo claro que nosso país esta em franca evolução, não se pode afirmar o mesmo do glorioso Flamengo. Aparentemente presidentes e presidentas teimam em não querer que o clube continue com a alcunha de gigante. Vale ressaltar que esta não é exclusividade do Flamengo, muitos outros clubes se encontram no mesmo patamar.

. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar