Bilbao de Bielsa no 4-3-3

Imaginem um louco comandar um time de futebol. Este seria repleto de utopias, jogadas inimagináveis, ofensividade e condenado por todos. Bom, acredito que condenado no Brasil, quem sabe até internado em algum instituto psiquiátrico. Pois bem, na Espanha o futebol bem jogado e que valoriza as canteras, é quase que obrigação. Loco Bielsa arma seu time com paixão, bravura e um pitaco de loucura. Os ideais do treinador combinam com o País Basco onde se encontra o Athletic de Bilbao.

Este futebol objetivo e que encanta a Uefa Europa League já tinha chamado atenção de Pep Guardiola, treinador do Barcelona, que admira as ideias do argentino.

O jogo de hoje tinha tudo para terminar no merecido 1x0 em favor do Bilbao, mas o destino quis que os portugueses virassem e aquecessem o jogo da volta no País Basco.

Loco Bielsa arma seu time no 4-3-3 com intensa movimentação e sempre explorando os lados do campo. Uma pequena variação de esquema é utilizada em certos momentos. O volante do triangulo de base alta recua e se torna um zagueiro, formando assim um 3-4-3. O time lembra o Barcelona por dominar o adversário, ter posse de bola e ser extremamente objetivo.

Flagrante tático. Bilbao no 4-3-3

O Bilbao tem como objetivo sempre ter a posse de bola e agredir o adversário. A pressão em logo recuperar a bola pode ser confundida em marcação individual, não é. Os jogadores fazem o presseing no adversário, reduzem espaço e os forçam ao erro. Com encaixe bem feito, os jogadores sempre estavam próximos aos adversários de sua zona. Recebia maior pressão o jogador com bola e aqueles que se apresentavam em cada momento como opção de passe.

Logo ao recuperar a posse de bola o time tenta encontrar espaço pelos lados do campo, o passe curto geralmente sai do lateral procurando o ponta. Após passar a linha de meio campo as linhas se adiantam e logo tomam conta do campo adversario. Normalmente com cinco jogadores ou mais. Passes curtos sempre pelos flancos. Movimentos ofensivos sempre com toques rápidos, infiltrações, triangulações contando com: lateral, ponta e meia.  

Flagrante tático. Bilbao com cinco homens no campo de ataque e jogando pelo lado do campo.

Iturraspe foi o volante do triangulo de base alta que recuava e se tornava um terceiro zagueiro pela direita para os laterais apoiarem simultaneamente. Os laterais passam, os pontas ingressam na área e o cruzamento procurando Llorente mais os dois pontas é utilizado. O apoio dos laterais gera triangulo, já citados. Estes triângulos é que fazem a pressão no adversário, mesmo que não recuperem a posse de bola, mas geram tempo na recomposição dos demais.

Quando o adversário consegue passar a pressão do Bilbao o posicionamento defensivo efetivo era com NOVE jogadores. Sistema defensivo que já contava com primeira linha e Iturraspe recuando para se tornar um terceiro zagueiro, era auxiliado pelos pontas recuavam fechando os lados do campo, meias recuavam fazendo volume na faixa central. Todos marcando e dando bote no adversário.

Flagrante tático. Bilbao com nove jogadores em campo defensivo. Momento de transição, Iturraspe se tornando terceiro zagueiro.

Posse de bola era sempre agressiva, os toques curtos eram facilitados por sempre ter um companheiro próximo. O único que se abstinha de tocar e fazer os jogadores rodarem era Llorente que é um centroavante de área. Nesta partida, em especial, Muniain e Herrera foram discretos, não tiveram prestação de outros jogos. Com lado esquerdo do campo comprometido ofensivamente o Bilbao sempre jogou pela direita, Iraola e Susaeta sempre foram agressivos e causaram problemas a zaga do Sporting.

O que me impressionou foi o bate cabeça na zaga do Bilbao. O sistema defensivo se perdeu nos últimos dez minutos. O feitiço virou contra o feiticeiro, acostumado em pressionar o adversário o Athletic se perdeu ao ser pressionado, a zaga sofreu e vazou. Faltou cobertura do meio campo e pontas, passes errados fornecendo a posse de bola perto de Iraizoz e assim o Sporting virou.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

1 Response to Bilbao de Bielsa no 4-3-3

  1. P says:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Leave a Reply

Compartilhar