Goiás cumpre requisitos e pensa na Série A


Apresento-lhes a magnifica análise de Vinicius Grissi. O amigo analisa o Goiás, clube atualmente na segunda divisão nacional, mas, executando a essência do 4-2-3-1, portanto, sem discurso que segunda divisão não deve ser levada a sério, muito pelo contrario, que sirva de exemplo aos "grandes" da série A. Recomendo visita ao site Marcação Cerrada.
Cerca de 15 dias atrás, fiz um balanço sobre os concorrentes ao título da Série B e destaquei que, mesmo na terceira posição, o Goiás era quem vivia o melhor momento. Ontem, assumiu a liderança provisória da Série B após golear o Ipatinga por 4 a 0 no Serra Dourada. Seca o Criciúma no fim de semana para se manter na liderança e já pensa na Série A, que pode ser confirmada matematicamente já na próxima rodada. 

O segredo do sucesso do Goiás, que começou a competição tropeçando, foi a manutenção da equipe. Enderson Moreira conseguiu dar padrão de jogo ao time repetindo a escalação por várias rodadas. Bem adaptado ao esquema de jogo, o esmeraldino viu ainda suas principais peças atingirem o ápice físico e técnico na reta final da competição. Assim, o 4-2-3-1 funciona com perfeição, cumprindo todos os requisitos necessários para brilhar.

goias_31.10
Enderson Moreira conseguiu encaixar as peças de tal forma que o time se encontrou de maneira definitiva. Sem referências de velocidade pelos lados (com meias que pensam mais do que correm), o treinador deu liberdade aos laterais que chegam muito à frente, embora de maneira alternada. Amaral faz bem o balanço defensivo para permitir que Peter (que jogou ontem na vaga do suspenso Vítor) e Egídio cheguem ao fundo e dêem profundidade ao time.

Outra grata surpresa é Thiago Mendes. Volante jovem, rápido e moderno que merece ser observado com carinho para o futuro. É ele quem abre espaço em jogos mais difíceis, aparecendo como homem surpresa vindo de trás e desmontando a marcação.

O segredo do sucesso, porém, está na movimentação intensa do trio de meias, fundamental para o bom funcionamento do 4-2-3-1. Ramón, Renan Oliveira e Ricardo Goulart trocam constantemente de posição, ficam próximos uns dos outros para combinar jogadas de ataque e sabem a hora certa de acelerar o jogo. Principalmente o último, peça-chave na boa campanha com gols (11) e assistências. Completa o bom desempenho ofensivo o encaixe de Wálter que mesmo claramente acima do peso se encontrou como artilheiro (15 gols) e é fundamental no pivô para segurar a bola no ataque enquanto outros jogadores fazem a ultrapassagem.

O terceiro gol da goleada de ontem foi o grande exemplo do funcionamento perfeito do 4-2-3-1 no time goiano: Renan Oliveira e Ramón trocaram de posição com o segundo achando Wálter na referência. O giro rápido do atacante encontrou Peter ultrapassando em velocidade, chegando ao fundo e cruzando rasteiro para Renan Oliveira aparecer livre no centro da área. Gol coletivo. Gol de time bem treinado.

O Goiás não está perto de confirmar o título da Série B nem tem um time pronto para a Série A. Sobra na organização em campo e na montagem do elenco para uma competição de nível mais baixo mas precisará se reforçar para repetir a boa campanha em 2013. Méritos para Enderson Moreira que completa 13 meses no comando do clube e comprova seu crescimento como treinador, pronto para alçar vôos maiores.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar