Oscar estréia no Chelsea jogando de segundo atacante


Análise tática de Victor Oliveira do blog: Painel Tatico

O menino Oscar, vendido ao Chelsea pelo valor de R$79,2 milhões (25 milhões de Libras), estreou pela equipe inglesa. Inicialmente no banco, Oscar entrou aos 18 minutos da segunda etapa e quase marcou um gol. Foram apenas 30 minutos em campo para impressionar o torcedor do Chelsea e justificar o alto valor da transferência. O dono atual da camiseta 11, deixada por Drogba, por pouco não fez um gol em sua primeira partida. Além do lance de perigo, Oscar deu belo passe por elevação e um lindo toque de calcanhar.

Apesar de jogar fora de casa com o Wigan, o Chelsea conseguiu os dois gols com apenas 7 minutos, tentos marcados por Ivanovic e Lampard. Os Blues tiveram um início arrasador, o que decidiu a parada a seu favor. Foi também a estréia da equipe no Campeonato Inglês. Na primeira etapa, Di Matteo postou seu time num britânico 4-4-2 em linhas, com o belga Hazard, também estreante, fazendo o segundo atacante.

No meio, uma linha de quatro com Mikel mais preso e Lampard como um segundo volante, saindo para o jogo com Mata e Bertrand pelos lados. Outro destaque foram as centralizações de Mata para ajudar Lampard na armação das jogadas. Lembrando que o Wigan jogou num antigo 3-2-2-3, conhecido em sua época como “W-M”, esquema eminentemente inglês das décadas de 30,40 e 50.

Outro detalhe importante de lembrar é que Ramires somente não foi escalado por causa de um mal-estar. Certamente o brasileiro seria o winger esquerdo no lugar de Bertrand, repetindo o desenho do time que conseguiu bater o Napoli, o Barcelona e o Bayern na fase final da Champions League da temporada passada. Ficou claro que a intenção de Di Matteo é usar duas linhas de quatro, seja se valendo de um 4-4-2, de um 4-4-1-1 ou até mesmo do 4-1-4-1, também usado com êxito na arrancada vitoriosa da Champions.

Aos 18, como citado, Roberto Di Matteo tirou Hazard (destaque do time no primeiro tempo (deu a assistência no gol de Ivanovic e sofreu o pênalti convertido por Lampard) e promoveu a estreia de Oscar. Logo na primeira jogada, o brasileiro quase fez o terceiro dos Blues. Oscar avançou pela direita, ganhou de Ramis na corrida e bateu cruzado. O tiro passou muito perto da trave. Com sua entrada, mudou também o desenho tático do Chelsea, que passou jogar no 4-4-1-1, com Oscar fazendo um meia atacante livre para encostar-se no centroavante:


Assim, podemos observar que o brasileiro ficou centralizado à frente da linha de meio campo do Chelsea e atrás de Torres. Di Matteo ressaltou durante a semana que Oscar atuou muito pela esquerda em sua carreira, tanto pelo Inter quanto pela Seleção. Parecia que o italiano tinha a intenção de jogar com o garoto como winger pela esquerda, centralizando Mata e colocando Ramires de winger pela direita.

Porém, como a tática é jogar com uma linha de quatro vigorosa na marcação pelo meio, repetindo a fórmula que conquistou a Liga dos Campeões, deu pra perceber que a ideia inicial de Di Matteo é usar Oscar como um meia atacante livre à frente da linha de meio. Com a entrada de Ramires pela esquerda, os Blues devem fechar a equipe que provavelmente será a titular. Entretanto, Oscar deve se preparar e não perder o foco. Pelo o que jogou Hazard no primeiro tempo, como segundo atacante, a briga pela titularidade vai ser severa, afinal, o padrão tático e a estratégia de Di Matteo não mudaram. Abraço!

Victor Lamha de Oliveira


Leia mais: http://paineltatico.webnode.com/news/oscar-estreia-no-chelsea-jogando-de-segundo-atacante/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

1 Response to Oscar estréia no Chelsea jogando de segundo atacante

  1. Fez grandes partidas nas Olimpíadas e já mostrou bom desempenho no Chelsea, mesmo com poucos minutos jogados!

    http://entrandonojogo.com.br/

Leave a Reply

Compartilhar