O Brasil de Mano, meu Brasil

          Não vou chegar ao ponto de ser hipócrita aqui e só “baixar a lenha” no Mano, não é do meu caráter.
          Creio que a seleção brasileira avançou, em questões táticas e sua filosofia de jogo. Usar o esquema 4-3-3, com as peças certas, pode fazer com que esta geração seja uma das mais vitoriosas.
          Entretanto os jogadores utilizados no AMISTOSO entre Brasil x Holanda, na minha visão não foram os melhores para cada posição, pode ser por lesões ou convicção.
          AMISTOSO, sim grifado. Não passou de um Amistoso, pois não valia nada, uns pouco jogam outros exageram e este foi o caso de Ramires. Uma expulsão pode custar caro, um exemplo foi de Hernanes que não voltou a ser chamado a compor a seleção, mas que desenvolveu bom futebol no campeonato Italiano.
          André Santos, que é bom jogador mas não é nível seleção, no máximo um bom reserva.
          Lúcio creio que já esta chegando a idade, David Luiz já esta pedindo passagem e deve assumir titularidade para a copa.
          Lucas(Liverpool) é bom jogador, mas tem características diferentes para a posição referente.
          Ramires pode cumprir a função estipulada a ele, mas não tem a qualidade de apoio que possíveis companheiros podem desempenhar.
          Elano pode jogar na posição de Ramires e ai sim dar mais qualidade ao meio.
          Robinho é um grande jogador, tem crédito por jogar a copa América em que estrelas como Ronaldinho e Kaka se pouparam, mas precisa demontrar mais vontade e empenho.
          Fred não é atacante HOJE de seleção, não vive bom momento.
          Pegando peça por peça, o que eu mexeria seria:
-Zaga: Thiago Silva e David Luiz, dois grandes zagueiros e de grandes clubes.
-Lateral: Mano deve deixar para trás as diferenças entre este grande lateral.
-Volantes: Sandro de primeiro volante titular irá dar mais consistência ao meio campo, Hernanes(Anderson) de segundo volante apoiando e marcando.
-Criação: Paulo Henrique Ganso, fora por lesão sera o grande nome da seleção.
-Ponta Direita: Todo respeito a Robinho, mas Hulk vem em uma crescente no futebol europeu e deve sair do Porto e ir a um grande clube.
-Centro Avante: Pato, apesar das lesões teve bom desempenho no Milan, tem qualidade para desempenhar esta função.

          Dos que não mencionei não mexeria em nada.
          Partindo do principio que a seleção deve atacar, pressionar a saída de bola e sempre ter o controle do jogo.
          No gol, Júlio César, é o melhor goleiro que o Brasil pode ter hoje, respeito a todos que atuam no Brasil e no exterior, mas ele é um “monstro” abaixo das traves.
          Penso que deve jogar com dois laterais que apoiam e defendam bem, nada mais que Marcelo e Dani Alves.
          Os tres homens do meio campo, Sandro na primeira função cobrindo a subida dos laterais e ficando a frente da zaga. Hernanes fazendo a segunda função, apoia e volta para marcar. Ganso tem como tarefa criar as jogadas e tem capacidade para isto.
          Aqui a parte do campo que mais me agrada, Neymar na ponta esquerda como joga no Santos, cortando para dentro um legitimo “winger” com o pé invertido. Hulk como joga no Porto, com muita movimentação e potencia no chute, os dois podem por vezes trocar as pontas e confundir a marcação. Pato como homem de referencia, não um centro avante fixo, parado, estático e sim com movimentação para não facilitar a marcação.
          Seleção jogando compactada, quando um jogador perde a bola este faz a marcação apertada, para que seus colegas possam voltar a suas posições, os demais que estão perto do lance ajudam na marcação. Jogar com triangulações por setor, onde possa haver tabelas e sobreposição numérica e assim vantagem contra os marcadores. Preferencialmente jogar pelos flancos facilitando assim a chegada dos laterais e “pontas”.


Brasil do Mano:



Meu Brasil:


This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar