Fluminense 1 x 0 Flamengo: O Melhor Carioca venceu o Fla-Flu do centenário.


Análise tática do blog Taticamente Falando de @RaSangui






















Neste domingo, Fluminense e Flamengo fizeram um Fla-Flu histórico e cheio de rivalidade, como manda a tradição deste classico que completou 100 anos.

Rubro Negros começaram buscando mais o jogo, e logo assustando em chute cruzado de Vagner Love, que Diego Cavalieri segurou. O rubro negro insistia em jogadas de linha de fundo com Luiz Antonio, hoje lateral direito. Tamanho domínio fazia o Flamengo ter mais posse de bola, porém sem tanta penetração já que as linhas do Fluminense estavam bem próximas.

No primeiro ataque dos tricolores, depois de uma bela trama à frente da grande área,
Wellington Nem foi derrubado por Gonzalez. Thiago Neves cobrou a falta e a bola bateu na barreira e voltou para o próprio Thiago fazer novo cruzamento para Fred, bem colocado, e oportunista, aproveitar e colocar no canto direito de Paulo Victor abrindo o placar aos 11 minutos: 1 x 0. Foi o primeiro gol de Fred diante do Flamengo, após três anos de clube.

Diagrama tático. Flamengo no 4-3-1-2 e Fluminense no 4-2-3-1.

























Fluminense no 4-2-3-1 com os canhotos Wellington Nem e Thiago Neves nas beiradas sempre acionados em velocidade pelos ótimos passes do Deco. Tricolor não ficava muito com a bola, mas era mais perigoso, por ter uma equipe pronta e bem treinada.

Flamengo no 4-3-1-2 sem idéias, abusando da individualidade de seus jogadores, sempre cruzando bolas na área para Vagner Love e tentando acha faltas para Renato chutar (deu uma bomba, mas a bola encobriu o travessão no último lance do primeiro tempo). Muito pouco pra abrir um sistema compactado como do time de Abel Braga.

Para o segundo tempo, Joel voltou com Adryan na vaga do apagado Diego Mauricio, mas pouca coisa mudou, pois o Fluminense marcava muito bem e saía nos contra golpes, enquanto Flamengo era lento e insistia pelo meio.  De nada adianta ter a posse se falta organização de jogo. 

Diagrama tático. Flamengo no 4-3-1-2 e Fluminense no 4-1-4-1.

Com o garoto Adryan, o Fla tentou algumas intervenções na área, entretanto o Fluminense, agora com mudanças (Wagner e Samuel nas vagas de Neves e Fred) se fechou esperando contra ataque e passou a jogar no 4-1-4-1 com Edinho entre as linhas, volantes-meias Jean e Deco vigiando Ibson e Renato, além dos pontas voltando com os laterais rubro negros. 

Flamengo buscava o gol de qualquer maneira, sem objetividade, mostrando vários problemas táticos e pouca inspiração do seu setor de criação, sobretudo Bottinelli e Ibson. Mas tamanha pressão fez o Fla perder a melhor chance do jogo: Magal cruzou pra Adryan, que livre cabeceou firme, mas à direita de Cavalieri.

Diagrama tático. Flamengo no 4-2-3-1 e Fluminense no 4-1-4-1.


Joel ofensivou para o 4-2-1-3 com Mattheus, filho de Bebeto, na vaga de Amaral, enquanto Abel defensivou de vez com Valencia na vaga de Deco, fazendo com que o Tricolor das Laranjeiras segurasse a vitória sobre o Flamengo, que não acontecia há 6 jogos(2 anos e 2 meses). E pela primeira vez no Engenhão, num clássico histórico e centenário, que deixou muito clara a diferença das duas equipes atualmente: O Fluminense vai além de sua invencibilidade no Brasileirão 2012: É uma equipe ajustada, com elenco forte e focado na briga pelo título, enquanto Flamengo não consegue se acertar em termos administrativos, técnicos e táticos. Faltam reforços, ao menos um meia e um lateral esquerdo, para o clube de maior torcida do país ter êxito em algo relevante no decorrer da temporada.

This entry was posted in ,. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar