Possível Timão com Pato


Texto do blog do Carlão 
A temporada 2013 vai ser longa e desgastante para o Corinthians. Paulista, Libertadores, Brasileiro, Recopa, Copa do Brasil, e quiçá o Mundial novamente. Vai saber. Portanto, mais do que nunca, o elenco terá de ser rico em quantidade e qualidade, já que Tite deverá girá-lo como bem entender. 


Cedo ou tarde, no entanto, o onze ideal terá de ser eleito - sem jamais abdicar de planos B, C, D... Quanto ao A, creio em Renato Augusto titular. E, se confirmada a notícia da Sky Sports desta segunda-feira, Alexandre Pato também.

Eu sei. Pato se machuca com frequência. (E é justamente por causa das lesões e das suspensões que o plantel tem de ser forte a ponto de resistir o desunamo calendário nacional.) Contudo, caso o jogador do Milan consiga emplacar uma sequência satisfatória de jogos (por que não?), não tenho dúvida de que estará entre os onze, pois trata-se de um craque extraclasse.

Tite é adepto do 4-2-3-1, todos sabemos. Mas sabemos também que existem variações: por exemplo, quando Emerson vem atuar na faixa central e Danilo fecha um dos corredores, caracterizando assim uma espécie de 4-4-2 em linha (ou 4-4-1-1, se preferir). E é no 4-4-2 em linha, com eventuais variações, que o Corinthians pode vingar no ano que vem.


Partindo do princípio que Ralf, Paulinho, Renato Augusto, Pato e Guerrero seriam titulares, restaria apenas uma vaga do meio pra frente. Entre os candidatos estariam Emerson, Danilo, Jorge Henrique, Romarinho e Martínez, todos aptos a preencher o flanco esquerdo do campo. Lembre-se que, no Bayer Leverkusen, Renato em regra atuava aberto à direita - o que não quer dizer que não possa jogar em outra posição no Timão.

Em relação à dupla de ataque, Guerrero e Pato poderiam se completar com rara felicidade. Jogadores de mobilidade e qualidade com a bola no pé longe da área, Pato e Guerrero poderiam se revezar entre primeiro e segundo atacante. Ambos têm totais condições de exercer as duas funções. E se fosse desejo do treinador, Pato poderia, sem a bola, encostar no primeiro volante adversário pela faixa central - algo que Emerson faz de vez em quando.

Na minha hipotética prancheta, aliás, deixei Emerson e seus 34 anos como segunda opção, atrás de Martínez. 2013 pode ser, de fato, a temporada para o argentino se firmar na equipe. Agora, caso ele peça para sair (disse isso no começo de novembro), as alternativas seriam Danilo, Jorge Henrique, Romarinho... Além, claro, de Emerson. Qual seria a melhor pedida? Só os treinamentos e os jogos iriam dizer. E sabemos que, com Tite, ganha-se a posição na bola.

Douglas? Bem. Acho que seria reserva. Todavia, como o calendário é extenso e nenhum clube está livre de lesões e suspensões, o camisa 10 poderia ser bastante utilizado, até pela possibilidade de adoção do 4-2-3-1, com ele na meia central.

Existem outras possibilidades táticas e técnicas? Sim. Claro que sim. Mas inspirado pela informação sobre Alexandre Pato (que pode não se concretizar), resolvi de bate-pronto rascunhar o Corinthians 2013, e o que de melhor veio à minha cabeça foi esse time. 



This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Compartilhar